O que levar em conta antes de escolher a entretela?
O tecido: primeiramente devemos pensar no tecido que será entretelado: ele é mais fino, estilo chiffon, ou é mais grosso, como um jeans? Precisamos pensar em qual será o acabamento final desse tecido, como lavagens ou tingimentos especiais, sua margem de encolhimento e demais propriedades que possam alterar suas características. Por exemplo, se não escolhida adequadamente, em tecidos muito leves a entretela pode ficar visível ou então a cola pode passar para o outro lado.
A parte que será entretelada: É necessário pensar qual parte será entretelada, já que cada uma tem uma função e tamanhos diferentes e por isso requer uma entretela específica. Por exemplo, a entretela da gola de um terno deve ser diferente da entretela do cós de uma saia jeans. Aqui o importante é pensar isoladamente em cada parte para assim fazer a melhor escolha.
O resultado final: Qual resultado final queremos? Queremos uma peça bem estruturada ou com um caimento mais leve? É importante refletir sobre o visual que se espera da peça, já que uma entretela pode mudar muito a aparência de um tecido.
Como aplicar?
Entretelas sem cola: as entretelas sem cola são fixadas ao tecido através de costuras. Aqui, o ideal é alinhavar antes de costurar definitivamente, para evitar que algumas partes fiquem "emboladas" e dêem um aspecto mal acabado ao tecido.
Entretelas com cola: As entretelas com cola devem ser aplicadas com auxilio do ferro de passar (tanto doméstico quanto industrial) ou de uma prensa. Deve-se prestar atenção a temperatura do ferro, o tempo que ele ficará sobre a entretela e a pressão aplicada para entretelar.
A aplicação é bem simples: corte a entretela na forma do molde e coloque sobre o avesso do tecido que será entretelado, cuidando para que o lado com cola fique em contato com o tecido (o lado com cola é o mais brilhoso, ou mais áspero). Então é só colocar o ferro sobre a entretela* seguindo a temperatura ideal indicada pelo fabricante (se você não perguntou na hora de comprar, deixe o ferro em uma temperatura média - em temperaturas muito baixas a cola não gruda no tecido e em temperaturas muito altas a cola pode passar para o ferro). Pressione bem o ferro sobre a entretela, mas NÃO PASSE, porque pode criar bolhas. Vá por partes, pressionando aos poucos. Após a aplicação, espere a entretela esfriar antes de começar a trabalhar, evitando, assim, que ela se descole ou enrugue.
*Algumas pessoas gostam de colocar um papel manteiga sobre a entretela antes de passar o ferro, mas é opcional, ok?
Postado por Débi {Lusco Fusco}
9 comentários:
Adorei! super útil!!!
beijos
Adorei! super útil!!!
beijos
Obrigada, tirou todas as minhas dúvidas.
Obrigada tirou minhas dúvidas
Obrigada tirou minhas dúvidas
existe entretela que tem cola dos dois lados? eu tava vendo um vídeo de aplique artesanal em coisas de criança e fiquei com a impressão que a pessoa colo um lado depois tiro algo tipo papel do outro lado e colo novamente.
Muito bem explicado . Me ajudou muito . Obrigada.
Excelente o seu blog,adorei!.
Unknown qto a sua pergunta, não é entretela o que vc viu no video de aplique artesanal e sim, fita adesiva dupla face leva cola em dois lados. Espero ter ajudado.
Bom dia!! Qual a melhor intertela para Tecido jacquard tipo linho??
Obrigada.
Postar um comentário