Por isso, hoje vamos falar um pouquinho de como montar uma tira comprida de viés, para ser usada principalmente em projeto grandes de patchwork, roupas ou até mesmo para quem quiser de guardar esses viés para uso posterior.
Material Necessário:
Tecido (Obviamente!), régua reta (de preferência uma grande), alfinetes (opcional) e algo para riscar. Se você tiver um cortador circular e uma base de corte o trabalho vai ser mais rápido. Mas se não tiver, não tem problema, pode usar a tesoura mesmo!
Como fazer o viés tradicional:
1. Comece com um pedaço de tecido retangular (o tecido precisa estar cortado no fio reto, não torto ou no sentido viés do fio). Aqui há um link explicando o que é o fio no sentido viés. Se você está trabalhando com a largura total do tecido, retire as ourelas, como na imagem abaixo. Em seguida, risque uma margem de costura de 1cm nas bordas inferior e superior (pelo avesso do tecido) - na imagem representado em vermelho. Essas linhas vão auxiliar a costurar as tiras depois.
2. Dobre o canto superior direito do retângulo para baixo, até encontrar a borda inferior do tecido. Vinque a dobra e corte ao longo desse vinco, formando o lado de um triângulo. O corte formará um ângulo de 45º, que é o fio viés do tecido. A partir desse ângulo vamos cortar o resto das tiras de viés.
3. Agora é só riscar o resto das tiras, partindo do corte diagonal, com a largura que você preferir. Meça e corte todas as tiras iguais. Lembre-se de multiplicar a largura final do viés por quatro; Por exemplo, se você quer que o viés pronto tenha 1cm, corte tiras de 4cm. Conforme você vai riscando, vai ver que as tiras vão ficar mais curtas, portanto esse triângulos amarelos podem ser usados para outra coisa.
Dica: As vezes para cortar tiras de viés em tecido muito grandes, pode-se dobrar o tecido ao longo da linha do fio viés, e assim cortar o tecido duplo. Economiza-se espaço e tempo. Segue a imagem abaixo:
4. Depois de cortar todas as tiras, é só costurá-las umas nas outras:
Alfinete as extremidades de duas tiras, direito com direito do tecido, formando com elas um ângulo de 90º, como mostra a imagem. Sim, vão ficar essas pontinhas para fora. Certifique-se de que quando começar a costurar, a costura comece exatamente na largura dessa pontinha que ficou para fora. Olhe com cuidado a imagem, para evitar que fiquem partes mal costuradas.
Depois de costurar, abra as costuras e corte o excesso.
Pronto. Assim nasce o viés tradicional!
Se você pegar um viés comprado, verá que ele tem emendas exatamente como estas. Lendo essa postagem pode parecer um pouco complicado, mas na prática é muito muito mais fácil!
Esse passo-a-passo foi adaptado do blog Oliver + S.
Postado por Débi {LuscoFusco Criações}
6 comentários:
AMO acabamento com vies :)
Adorei principalmente para quem não tem "muita" pratica assim desenhado fica mais fácil entender.
Muita Luz e Paz
Abraços
muto bom
Que lição super! Muito agradecida a vocês do Clubinho da Costura!
Valeu, obrigada me ajudou muitooo!!!! Izabele Ferreira
voce faz vies sob encomenda? ou sabe quem faz?
Postar um comentário