Selinho clubinho da costura

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Riscando os tecidos


Essa semana fiz uma enquete lá no grupo do Facebook para saber o que a galera usava para riscar tecidos. Fiz isso porque queria fazer essa postagem sobre qual o melhor material para riscar os tecidos, já que sempre temos por aqui muitas novatas na costura e sei que essa dúvida costuma surgir (e para as velhotas na costura também é bom para descobrir outras maneiras de riscar).

Antes de mais nada, um muitooooooooo obrigada para quem respondeu lá no grupo do Face (e quem ainda não ingressou no grupo, corre, por que lá está sempre cheio de ideias e gente batendo papo). Sem vocês, essa postagem não existiria!

Então vamos lá!



GIZ DE ALFAIATE:


Esse é o clássico dos clássicos para quem costura. Encontramos em qualquer armarinho, por um preço bem baratinho. É o giz específico para tecido então a marcação mantém durante a costura mas muita gente reclama da dificuldade de tirar a marcação depois da peça finalizada. Ideal para riscos finos, por ser um giz mais afilado. Encontramos em diversas cores e apesar do formato clássico ser triangular, conseguimos achar também giz retangular e em forma de lápis.

GIZ DE QUADRO NEGRO:


Também é bastante usado, mas dura muitoooo pouco no tecido. O bom é que é fácil de encontrar e é barato, vem geralmente em caixas com vários. Não é ideal para marcações finas, pelo seu formato cilíndrico.

CARRETILHA DE GIZ:


As carretilhas de giz não são muito conhecidas e também não encontramos em qualquer armarinho, mas são espetaculares para riscar malhas e tecidos finos. Vou explicar: elas tem esse formato de giz de alfaiate, mas são de plásticos e dentro a gente coloca um pó de giz. Na parte superior há um pequeno rolinho, por onde sai o pó conforme a gente vai passando sobre o tecido. Isso evita que o tecido se mexa enquanto riscamos. Usamos na confecção onde eu trabalho e é tudo de bom. Ponto ruim: como é só um pó, o risco sai super fácil. Também há disponibilidade de várias cores.

SABONETE:


Muita gente lá no grupo contou que usa o sabonete para riscar os tecidos. Essa é particularmente a minha forma predileta de riscar, pois além de ser cheiroso, não mancha e sai com o vapor do ferro. Para quem nunca usou é simples: sabe quando o sabonete chega ao fim e fica lá no box só esperando desmachar, porque ninguém mais usa? Pois então, tira ele do box, deixa secar e usa para riscar o tecido! Teve até gente dizendo que escolhe a cor do sabonete de acordo com o tecido que vai riscar!

LÁPIS 6B


Campeão de utilizações lá no Facebook, provou que todo mundo ama o 6B. Mas apesar de ser bom para riscar, só sai com a lavagem da peça, então é importante que todas as marcações fiquem escondidas. Claro,ser em forma de lápis é uma mão na roda, então acho que é por isso que ele levou o troféu de riscar tecidos. (Quem quiser, pode usar lápis 7B ou 8B também. Para as amantes da lapiseira, encontramos grafites 2B que ficam ótimos para riscar tecidos em lapiseiras 0,9)


HERA MARKER OU VINCADOR DE TECIDO


Estava por fora da festa ao descobrir essa ferramenta. Nunca peguei na mão, mas descobri que na internet encontramos para vender. Pelas imagens e vídeos que vi, ele faz a marcação através de um vinco no tecido,  sendo que este sai com o ferro. Super bom para marcações retas, como ao costurar matelassê. Serve também para abrir costuras, criação viés e em algumas técnicas de patchwork. 


LÁPIS DE OLHO: Algumas meninas disseram que usam lápis de olho branco e que é bem macio para riscar. Não testei, mas certamente vou experimentar!

CANETA MÁGICA: Nunca testei, mas algumas participantes do grupo disseram que usam. Aqui vale a dica na hora de comprar, escolher uma caneta que melhor se adapte as suas necessidades, porque algumas só saem o risco com água.

LÁPIS DE CERA OU GIZ MÁGICO: Algumas pessoas indicaram o lápis de cera, ou giz mágico. Ambos são basicamente a mesma coisa, só mudam de forma: são feitos de uma cera que sai com o ferro. Não costumo usar, mas já tive um e é realmente muitooooo bom!

Postado por Débi {LuscoFusco Criações}

26 comentários:

ABOBORINHA MADURA (Helena) on 16 de maio de 2013 às 09:14 disse...

Que belas dicas, estmos sempre a aprender.

Adorei a do sabonete e vou experimentar de certeza.

Beijinhos
Helena

Juliana on 16 de maio de 2013 às 09:58 disse...

Adorei! Adoro essas coletâneas de opiniões!

Vane M. on 16 de maio de 2013 às 10:05 disse...

Olá! Adorei a dica do sabonete. Costumo usar o giz triangular, mas em alguns tecidos tenho dificuldades para tirá-lo do tecido. Se tiver alguma dica nesse sentido eu agradeço.
Um abraço!

Unknown on 16 de maio de 2013 às 10:07 disse...

interessante...quanta novidade...
Gostei...

abraços de MF

Unknown on 16 de maio de 2013 às 10:12 disse...

Adorei as dicas!

bjs

Cariana Costureira on 16 de maio de 2013 às 10:23 disse...

adorei as dicas, vou pensar no lapis 6B, sabonete já testei e não deu muito certo, acho que devia ter deixado secar mias.
bjo

*** Sandrinha *** on 16 de maio de 2013 às 10:27 disse...

Obrigada por compartilhar ,o aprendendo muito por aqui ,o meu giz de alfaiate estava acabando ,agora vou lá no banhaeiro catar restos desabonete !!!heheh e esse ultimo giz de cera que vc mencionou é o escolar mesmo?Aqui tem bastante tocos destes ...

Brigaduuu!!!BJKS!!!.

Juni on 16 de maio de 2013 às 11:56 disse...

Obrigada pelas dicas, adorei a do sabonete. Sou beeem novata nas costuras, mas navegando pela net aprendo muita coisa e muitas das que aprendi foram aqui.
Beijos.

Claudia on 16 de maio de 2013 às 15:56 disse...

Oi, Gostei muito das dicas. Com certeza vou testar o sabonete. Tenho um lápis de giz que gosto muito. Não gostei de usar o 6B para o tecido, pela dificuldade de tirar, mas adoro para fazer moldes e outras coisas assim.
Obrigada.

Unknown on 16 de maio de 2013 às 16:42 disse...

uso a caneta mágica, mas com certeza vou usar o sabonete agora. é mais barato.

Giselle on 16 de maio de 2013 às 16:45 disse...

Amei as dicas. Eu uso sabonete!rsrsrsr

Thais on 16 de maio de 2013 às 19:22 disse...

a ideia do sabonete é incrível, não conhecia mas com certeza vou testar!!! valeu pela dica!

ellydecor@yahoo.com.br on 16 de maio de 2013 às 19:55 disse...

Temos várias opções eu uso pelo ao menos umas três dessas.

Gi on 16 de maio de 2013 às 22:38 disse...

Ótimas dicas! Vou experimentar o sabonete...

Luz Weber on 17 de maio de 2013 às 10:54 disse...

Olá, Tudo bem?
Eu uso quase todos estes métodos.
Depende do tecido - cor e tipo, a escolha do método de marcar.
Para aquelas peças que a marcação é na linha da costura, uso muito sabonete, caneta mágica e gis de alfaiate (tanto na forma mostrada na foto como em forma de lápis). Para as peças de roupa que ando tentando, uso carretilha e carbono, estes não estão na lista do post.
Para as peças de patchwork e círculos de fuxico uso até caneta esferográfica. Ela é minha preferida para marcar manta acrílica e feltro (quando uso ele pra estruturar as peças).
Se me permite, escrevi sobre o tema lá no blog - http://luzweber.blogspot.com.br/2011/06/equipamentos-basicos-de-costura-para.html

Angel Artes on 17 de maio de 2013 às 13:38 disse...

Uau, amei as dicas, essa do sabonete então é tudo, vou testar logo.
Parabéns pelo post!
Bjs

Jussara Silva on 19 de maio de 2013 às 13:29 disse...

Nunca usei o sabonete mas vou experimentar. Muito aprender a usar outros materiais. Bom domingo.
Bjs.

Jussara
Caminhando na Arte
Sarinha na Cozinha

Unknown on 19 de maio de 2013 às 13:35 disse...

Achei super interessante

Unknown on 19 de maio de 2013 às 15:28 disse...

Olá
Belo post. Eu só não conhecia a carretilha de giz, com exceção do vincador (que preciso comprar, pois ele ainda economiza energia elétrica !)já experimentei todos e gosto mesmo do lápis 6b e da canetinha que sai com água ou pano úmido.

Bjs
Mana

Anônimo disse...

Legal, adorei as dicas. Participei da enquete e gostei do resultado. Apesar de costurar há muito tempo, só recentemente retornei às costuras e estou aprendendo muita coisa. Bjs e que sua semana seja muito especial!

Carmen on 25 de maio de 2013 às 09:27 disse...

Me encontrei no seu blog!!!!
Maravilhoso!!

Alexandra on 2 de junho de 2013 às 10:29 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown on 7 de julho de 2013 às 14:32 disse...

onde compro o carretilha aqui na minha cidade não tem alguem pode me informar algum contato para comprar meu e-mail aguia_negra_6@hotmail.com

Anônimo disse...

Adorei o sabonete, nunca ouvi falar...Obrigada pela dica.

patchcoração on 7 de fevereiro de 2014 às 14:01 disse...

Olá encontrei seu post hoje e estou com um probleminha para retirar as marcas do "bendito" giz rosa de alfaiate, nunca aconteceu isso, sempre saiu passando um paninho seco. Agora não sai com nada!! Alguma dica? Não quero perder a peça, socorro, rsrsr. Bjs.

Anônimo disse...

Bom dia.
Minha sogrou fez um ajuste na minha roupa e pra marcar usou um giz amarelo, mas agora o giz não sai da roupa, e ela sempre usou esse giz mas nunca teve problema. Podem me ajudar como faço pra poder tirar?

Postar um comentário

 

Clubinho da Costura Copyright © 2018 Design by Cali Criativa