Há quanto tempo você não demonstra um pouco de amor pela sua tesoura? (Dica: se você não consegue se lembrar, é porque faz tempo)
Tesouras sujas, duras e mal cuidadas podem causar dores nas mãos, cortes imprecisos e altos custos de reposição. Felizmente, é muito fácil manter as suas tesouras favoritas em bom estado para o trabalho e tudo que precisamos é de um pano macio e um pouco de óleo (quero dizer, porque desperdiçar dinheiro em novas tesouras se você pode cuidar das suas? Lembra daquelas tesouras antigas super poderosas que a sua vó usava desde sempre? Eis o poder da manutenção!)
Materiais:
Óleo para máquina de costura ou algum óleo próprio para tesouras (não tenho certeza se encontramos óleos específicos para tesoura aqui no Brasil);
Pano de limpeza macio;
Chave de fenda (para ajustar a lâmina, quando a tesoura está muito dura).
Passo 1: Limpe a sua tesoura:
Usando um pano macio e seco (pode ser aqueles estilo flanela) limpe a sua tesoura, removendo toda a sujeita ou fiapos das pás, punhos e em torno do pivô (O pivô é o lugar onde as duas lâminas estão conectadas, geralmente por um parafuso). Certifique-se de abrir e fechar um pouco a tesoura durante o processo de limpeza para ter certeza que você alcançou todas as áreas onde a poeira e a sujeira podem se acumular.
Passo 2: Lubrifique:
Abra a sua tesoura e coloque algumas gotas de óleo de máquina de uso doméstico ou óleo para tesouras no pivô entre as lâminas e nas laterais da frente e trás do parafuso de ajuste (confira na imagem acima). Depois de aplicar o óleo, abra e feche a tesoura várias vezes até as lâminas se moverem suavemente. Adicione mais óleo, se necessário.
Uma vez que o óleo tenha sido aplicado, use um pano seco para limpar o excesso. Se você vive em um clima propenso a ferrugem, você também pode aplicar uma pequena quantidade de óleo ao longo das lâminas para proteger o metal quando a tesoura não estiver em uso.
Dica: Se você lubrificar as lâminas, tenha sempre por perto um pano seco, para limpar a tesoura antes de usar, evitando manchas no tecido.
Passo 3: Ajuste a sua tesoura:
A maioria das tesouras pode ser ajustada apertando ou soltando o parafuso pivô, com uma chave de fenda.
Lembre-se de que a tesoura deve abrir e fechar facilmente, sem machucar as mãos, e sem ficar tão solta que as lâminas não tenham contato. O movimento do corte deve ser sempre suave, mas firme.
Passo 4: Afiação:
Pela quantidade diferente de lâminas que existem e os tipos diferentes de tesoura para cada especialidade, acho que vale a pena levar as tesouras a um afiador pelo menos uma vez por ano, quando você começar a sentir que as lâminas estão começando a cortar mal. Lembre-se de levar para um afiador de qualidade, para ter certeza que a afiação ficará adequada à sua tesoura.
Com que frequência você deve limpar e lubrificar as suas tesouras?
Se você é um artesão de final de semana ou só por hobby, pode criar o hábito de limpar suas tesouras sempre antes de começar um projeto, já que a tesoura fica sem uso por um tempo. Mas se você tem uma empresa que precisa muito das tesouras, pode querer limpá-las e lubrificá-las com mais frequência, seja semanalmente ou até diariamente. Uma vez que você se acostumar a usar tesouras bem conservadas, você certamente será capaz de decidir qual é a melhor frequência para cuidar da sua tesoura.
Então, o que você está esperando? Leva apenas alguns minutos de trabalho e você começa a semana com tesouras praticamente novas! - Suas mãos e seus projetos agradecem!
Postagem original do blog The Zen of Making ( com algumas adaptações)
Postado por Débi {Lusco Fusco}
5 comentários:
otimas dicas
Ótimas dicas!!! Vou cuidar melhor das minhas!!!
Tenha um bom dia!!
roarteestilo.blogspot.com
Que bacana esse post ,nunca tinha parado para pensar nisso. Mas realmente concordo que quando se acostumamos a manter nossos materiais bem cuidados realmente gastamos menos . Vou colocar esse hábito no meu dia-a-dia bjs.
Uma boa sugestão!
Obrigada
Adorei as dicas. Tenho algumas tesouras que foram da minha avó inclusive uma de picotar que não vejo mais no mercado igual a dela. Obrigada é maravilhoso trocar experiências.
Postar um comentário