Selinho clubinho da costura

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Como limpar e lubrificar sua tesoura


Há quanto tempo você não demonstra um pouco de amor pela sua tesoura? (Dica: se você não consegue se lembrar, é porque faz tempo)

Tesouras sujas, duras e mal cuidadas podem causar dores nas mãos, cortes imprecisos e altos custos de reposição. Felizmente, é muito fácil manter as suas tesouras favoritas em bom estado para o trabalho e tudo que precisamos é de um pano macio e um pouco de óleo (quero dizer, porque desperdiçar dinheiro em novas tesouras se você pode cuidar das suas? Lembra daquelas tesouras antigas super poderosas que a sua vó usava desde sempre? Eis o poder da manutenção!)


Materiais:
Óleo para máquina de costura ou algum óleo próprio para tesouras (não tenho certeza se encontramos óleos específicos para tesoura aqui no Brasil);
Pano de limpeza macio;
Chave de fenda (para ajustar a lâmina, quando a tesoura está muito dura).

Passo 1: Limpe a sua tesoura:
Usando um pano macio e seco (pode ser aqueles estilo flanela) limpe a sua tesoura, removendo toda a sujeita ou fiapos das pás, punhos e em torno do pivô (O pivô é o lugar onde as duas lâminas estão conectadas, geralmente por um parafuso). Certifique-se de abrir e fechar um pouco a tesoura durante o processo de limpeza para ter certeza que você alcançou todas as áreas onde a poeira e a sujeira podem se acumular.

Passo 2: Lubrifique:


Abra a sua tesoura e coloque algumas gotas de óleo de máquina de uso doméstico ou óleo para tesouras no pivô entre as lâminas e nas laterais da frente e trás do parafuso de ajuste (confira na imagem acima). Depois de aplicar o óleo, abra e feche a tesoura várias vezes até as lâminas se moverem suavemente. Adicione mais óleo, se necessário.

Uma vez que o óleo tenha sido aplicado, use um pano seco para limpar o excesso. Se você vive em um clima propenso a ferrugem, você também pode aplicar uma pequena quantidade de óleo ao longo das lâminas para proteger o metal quando a tesoura não estiver em uso.
Dica: Se você lubrificar as lâminas, tenha sempre por perto um pano seco, para limpar a tesoura antes de usar, evitando manchas no tecido.

Passo 3: Ajuste a sua tesoura:
A maioria das tesouras pode ser ajustada apertando ou soltando o parafuso pivô, com uma chave de fenda.
Lembre-se de que a tesoura deve abrir e fechar facilmente, sem machucar as mãos, e sem ficar tão solta que as lâminas não tenham contato. O movimento do corte deve ser sempre suave, mas firme.

Passo 4: Afiação: 
Pela quantidade diferente de lâminas que existem e os tipos diferentes de tesoura para cada especialidade, acho que vale a pena levar as tesouras a um afiador pelo menos uma vez por ano, quando você começar a sentir que as lâminas estão começando a cortar mal. Lembre-se de levar para um afiador de qualidade, para ter certeza que a afiação ficará adequada à sua tesoura.

Com que frequência você deve limpar e lubrificar as suas tesouras?
Se você é um artesão de final de semana ou só por hobby, pode criar o hábito de limpar suas tesouras sempre antes de começar um projeto, já que a tesoura fica sem uso por um tempo. Mas se você tem uma empresa que precisa muito das tesouras, pode querer limpá-las e lubrificá-las com mais frequência, seja semanalmente ou até diariamente. Uma vez que você se acostumar a usar tesouras bem conservadas, você certamente será capaz de decidir qual é a melhor frequência para cuidar da sua tesoura.

Então, o que você está esperando? Leva apenas alguns minutos de trabalho e você começa a semana com tesouras praticamente novas! - Suas mãos e seus projetos agradecem!

Postagem original do blog The Zen of Making ( com algumas adaptações)

Postado por Débi {Lusco Fusco}

5 comentários:

Unknown on 18 de fevereiro de 2014 às 10:05 disse...

otimas dicas

Rô Freire on 18 de fevereiro de 2014 às 10:20 disse...

Ótimas dicas!!! Vou cuidar melhor das minhas!!!
Tenha um bom dia!!
roarteestilo.blogspot.com

Blog da cidoleta on 18 de fevereiro de 2014 às 12:20 disse...

Que bacana esse post ,nunca tinha parado para pensar nisso. Mas realmente concordo que quando se acostumamos a manter nossos materiais bem cuidados realmente gastamos menos . Vou colocar esse hábito no meu dia-a-dia bjs.

Maria Rita Cardoso on 20 de fevereiro de 2014 às 18:30 disse...

Uma boa sugestão!
Obrigada

BELARTBELL on 5 de fevereiro de 2017 às 22:11 disse...

Adorei as dicas. Tenho algumas tesouras que foram da minha avó inclusive uma de picotar que não vejo mais no mercado igual a dela. Obrigada é maravilhoso trocar experiências.

Postar um comentário

 

Clubinho da Costura Copyright © 2018 Design by Cali Criativa