Mas, o que é entretela e pra que ela serve?
A entretela é um material aplicado no tecido para encorpar e estruturar uma peça, seja ela uma roupa ou um projeto de patchwork. Considerada um aviamento, ela tem diversas variações, tanto de materiais como de espessura. As entretelas podem ser de algodão, TNT, viscose, lã ou malha, finas ou grossas, com cola e sem cola.
Seu uso mais comum é em colarinhos de camisas e punhos, porém é muito utilizada em ternos, blazers, cós de saias e calças, bordados, entre outros.
Classificação:
Costumamos classificar as entretelas em dois grupos: as costuráveis e as fusionáveis (termocolante).
ENTRETELAS COSTURÁVEIS: São aquelas que são fixadas à peça através de costura. Em outras palavras, são aquelas entretelas sem cola, em sua grande maioria, de TNT/papel. Elas são indicadas para projetos em que não se quer alterar as características do tecido, mas estruturá-lo mesmo assim. Muito usadas no patchwork para fazer a técnica do Foundation.
ENTRETELAS FUSIONÁVEIS (ou termocolantes): São as entretelas com cola, que são fixadas ao tecido com o auxílio do ferro de passar ou de uma prensa. Em suas grande maioria são utilizadas na indústria de vestuário, pois facilitam o trabalho, já que são coladas ao tecido e garantem melhor fixação para costurar. Aqui vale a dica: escolha entretelas com cola de boa qualidade, pois entretelas ruins podem causar bolhas e estragar o visual o tecido.
Tipos de entretela:
Hoje em dia existem diversos tipos de entretela disponíveis no mercado, cada uma é ideal para um tipo de projeto e por isso é importante escolher com cuidado. (Na hora de comprar, confira se para o tipo escolhido há disponibilidade de entretela com cola ou sem cola)
TNT (Tecido não tecido), mais conhecidas por entretelas de papel: são disponibilizadas em diversas espessuras, desde a mais fininha até aquelas bem grossas. São fáceis de encontrar em armarinhos e lojas de tecidos, são baratas e super simples de aplicar. Porém, em geral, elas vem amassadas e rasgam com facilidade. Depois de coladas, não é possível reaproveitá-las caso a colagem não tenha ficado boa, só cortando outra e reaplicando. Não aguenta muitas lavagens.
Tecido Plano: são entretelas muito similares aos tecidos, porque são fabricadas com a mesma estrutura, ou seja, com fios na trama e urdume. São mais encorpadas e resistentes que as entretelas de TNT, dificilmente rasgam, são fáceis de aplicar e de remover e reaplicar, caso a aplicação não tenha ficado adequada. Porém, não são tão fáceis de encontrar quanto as de TNT e têm o preço mais elevado. Disponíveis em diversas espessuras, com boa resistência a lavagens.
Malha: são as entretelas mais maleáveis, que mantém o caimento do tecido e são utilizadas principalmente em peças de malha, tecidos finos e em alfaiataria. Essas entretelas deixam o tecido encorpado, mas não rígido. Vale lembrar que elas esticam, porém não tanto quanto o tecido de malha. São disponibilizadas em várias cores, até mesmo quase transparente. Assim como as entretelas de tecido plano, têm boa resistência a lavagens.
Antes de escolher uma entretela para um projeto, é interessante pedir algumas amostras e fazer testes, para saber qual delas melhor se adapta à criação que será feita, conferir aderência e resultado após a lavagem.
Essa foi a parte I da nossa conversa sobre entretelas. Na próxima semana vamos falar sobre como aplica-las.
Postado por Débi {Lusco Fusco}
18 comentários:
Ótimas dicas, fazia tempo que eu procurava saber mais sobre entretelas, muito obrigada!!!! Beijo grande, Clau.
Adorei ter encontrado esse blog!! Sou iniciante na costura e estou anotando tudo!!! Muito obrigada!!beijos!!!
Dicas ótimas, mas texto derrapando feio no português!
Vim desejar um Ano de muita criatividade, amizades e carinho!
Muita saúde e paz!
Feliz 2014!
Bjnhs no ♥
Muito boa esta matéria sobre entretelas...Assim dá para aprender bem direitinho...
Feliz 2014!!!!!!!!!!!!
Beijos...
como tirar mancha de cola da entretela da roupa
Obrigada pelo blog. Sou iniciante na costura como a amiga ai de cima e estou aprendendo muito!
quero saber como tirar a cola da entretela do tecido, pois foi passada e tirada e ficou a cola já lavei 2 vezes e não saiu .Obrigada
bom,gostei muito, e sempre bom encontrar pessoas disposta a nos ajudar a encontrar ou trilhar melhor um caminho, fico triste só com pessoas que ao invés de agradecer, fica criticando o português, ora a pessoa ta tentando ajudar outras, e para se ajudar não é necessário ser formado em letras, ou algo assim, absorva a ideia, e pronto, compreenda o teor da mensagem e pratique, não critique assim vc vai desmotiva-la se não serviu pra vc a dica, foi util a muitos, a escrita, a grafia, ortografia e tudo que tiver fia, são detalhes, o mais importante e o resultado.
Onde comprar em SP a entretela de malha?
Parabéns Selma Costa . Gratidão .
Agradeco os esclarecimentos.
gostaria de saber se a entretela termocoloante e o termocolante tem a mesma aplicacao. Grata.
Agradeco os esclarecimentos, mas gostaria de saber quando devo usar a entretela termocolante ou o termocolante propriamete dito. Grata.
Lucilene
Poderia ter poupado esta critica a autora
Parabéns pelo blog. Quantas micras tem o papel?
A entretela q uso pra colarinho d camisa !após lavar fica toda enrugada!porque isso acontece? Compro sempre a mais cara, pensando ser melhor
Gostei do esclarecimento, quero colocar a entretela em um bolso,que vai ficar ( o bolso) em uma bolsa tipo sacola de crochê que fiz de encomenda. obrigada e beijocas no coração
Onde colocar entretela,na blusa ou no acabamento do abotoamento?
Postar um comentário