Selinho clubinho da costura

domingo, 13 de outubro de 2013

21º Desafio - Dicas de acabamentos

Essa semana saiu o 21º Desafio aqui do Clubinho, que busca apoiar um projeto muito bacana chamado Lenços que Curam, que vai ajudar muitas pessoas com câncer, levando lenços em forma de carinho e afeto.

Então, para ajudar quem quer apoiar, selecionei alguns tutoriais sobre acabamentos de lenços, para fazer na máquina de costura ou à mão. Sei que talvez algumas pessoas queiram se arriscar em outros tipos de tecido, com mais caimento, para fazer esses lenços, então fica a dica que esses tutoriais são bem interessantes para costura em tecidos mais finos!

COSTURA À MÃO:


Bainha #1
Tutorial por Hands Occupied
Esse é um passo-a-passo bem bom para quem ainda está começando e não está muito acostumado com a mais tradicional agulha do mundo. Bem explicado e fácil!

Tutorial por Paul-Mar
Esse tutorial está em uma língua bem estranha, mas as imagens são bem explicativas. 

Tutorial por Coletterie
Aqui há uma mistura de máquina com costura à mão. Mas a meu ver, a máquina é opcional nesse tutorial, dá pra fazer sem ela. 

Tutorial por Megan Nielsen
Esse passo-a-passo mostra como fazer a bainha de lenço deixando os pontos escondidos. Nesse PAP a blogueira usa a máquina de costura e pontos à mão. 








COSTURA À MÁQUINA:

Tutorial por Megan Nielsen
Para a alegria da maioria das costureiras, já inventaram um pé de máquina que faz a tradicional bainha de lenço (que é aquela virada duas vezes, bem fininha). Esse tutorial ensina como usar esse pé na máquina. 

Tutorial por Megan Nielsen
Quem não tem o pé de máquina especial não precisa ficar de fora do desafio, porque esse tutorial mostra como fazer a bainha usando o pé de máquina comum. 

Tutorial por Grainline
Parecido com o tutorial acima, esse está explicado de outra maneira, mas com o mesmo resultado final. 

Para relembrar: os lenços podem ser feitos com qualquer tecido, desde chiffon e tricoline, até aqueles tecidos estilo bandana ou cetim, porém vale ressaltar que os lenços serão usados na cabeça, então ao escolher o tecido que será usado, veja se o tecido fica confortável e o lenço sem incômodos (como de costuras). 

Todo mundo participando hein, porque esse simples lenço representa a esperança de muitas pessoas.

Postado por Débi {LuscoFusco Criações}

4 comentários:

Carmen on 13 de outubro de 2013 às 10:06 disse...

Vou ler tudo agora, mas já amei sua postagem!!
Bjs

Bianca on 21 de abril de 2014 às 21:12 disse...

No youtube tem um vídeo da singer mostrando como utilizar com um novo modelo de pé, e acredito que sirva para o convencional também ^^
http://www.youtube.com/watch?v=pCXZWsaJ8Dk
Beijos

Anônimo disse...

gostei eu era doida pra aprender esta bainha

Anônimo disse...

Olá! Encontrei vocês enquanto pesquisava costureiras que façam acabamento para lenços. Estou em São Paulo, quem sabe alguém neste grupo, que já aprendeu, queira fazer bainhas em alguns xales de algodão (tipo indiano) para mim? Obrigada!Boa sorte para todas!

Postar um comentário

 

Clubinho da Costura Copyright © 2018 Design by Cali Criativa