Selinho clubinho da costura

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Entendendo os tecidos: Estampas


Que somos loucas por tecidos não é segredo para ninguém. Acho que nem devemos esconder o nosso vício por eles, afinal, podíamos estar matando ou roubando, mas só estamos comprando mais um tecido daquela estampa que abarrotou o nosso coração... e mais um outro pedaço daquela lá, e aquela que está embaixo da mesa!
Adoramos os florais, os poás, os listrados e as estampas natalinas. Mas e quanto às outras estampas? Aquelas que fizeram história, ou que tem uma tradição? Muitas estampas e padronagens a gente adora, mas não sabe qual o nome e nem de onde vieram. Existem uma infinidade de estampas e abaixo deixo com vocês um breve glossário sobre algumas delas elas:


XADREZ PRÍNCIPE DE GALES: Este padrão tornou-se famoso graças à Eduardo VII, quando era príncipe de Gales. Antigamente era utilizado mais na moda masculina, mas hoje em dia as mulheres também adotaram essa estampa. Ficou tão democrática que a gente pode usar nos mais diversos tipos de criações.


XADREZ PIED-DE-POULE: É o chamado “pé de galinha” por ser um xadrez bem miudinho que se assemelha com as pegadas de uma galinha. Se o desenho for maior chama-se pied-de-coq (pé de galo). Tradicionalmente é nas cores bege e marrom, mas pode ser encontrado em outras cores variadas, principalmente o preto e branco.


LIBERTY: Criada por Arthur Liberty, no final do século XIX, é uma estampa de floral miúda. Foi bastante popularizada por sua loja “Liberty of London”. Esta entre as favoritas quando se trata de craft.



VICHY: É conhecido popularmente por xadrez “piquenique” pois é um quadriculado pequeno, formado pelo branco e uma segunda cor, geralmente em tom pastel. Seu nome vem da cidade francesa Vichy, que é famosa pela produção de xadrezes. Esse xadrez  ficou muito conhecido quando Brigitte Bardot usou no seu casamento com Jacques Charrier. (sim!)


XADREZ BURBERRY: Existe a mais de oitenta anos e surgiu inicialmente como forro das capas de chuva da marca Burberry, em 1924. Quem diria que um forro iria virar febre e se tornar símbolo de uma marca? (meu xadrez predileto! acho lindo demais)



CASHMERE: Esse desenho nasceu nos altos vales da Caxemira, no Himalaia. Os artesões de lá teciam em teares com 2 ou 3 mil fios de uma lã finíssima, conhecida por cashmere. Logo caiu nas graças do povo e virou tema de estampados. Nos anos 70 foi muito disseminada pelo movimento hippie.


TARTAN: é o nome dado ao tecido com padrão escocês, isso porque antes de ser designado um estilo de xadrez era o nome das saias famosas usadas pelos escoceses. Existem muitos tartans diferentes, já que antigamente para cada família nobre do norte da Ilhas Britânicas era criado um padrão diferente e a forma como as cores se cruzavam correspondiam a cada clã. Hoje todo mundo usa sem cerimônia, mas algumas famílias nobres ainda mantêm os seus tartans (os xadrezes escoceses).


ESPINHA DE PEIXE: Esse padrão é tradicionalmente obtido na tecelagem, pois geralmente é feito em lã, algodão, seda e linho. Seu desenho dá um efeito de várias letras “V”, formando um zigzag semelhante as espinhas de peixe.


CHEVRON: esta estampa é muito utilizada pela marca Italiana Missoni, nascida em 1953. O zigzag que a gente costuma ver por aí é uma padronagem “espinha de peixe”.  Essa estampa não é registrada deles, então podemos encontrar por aí muitas variações (por sinal, vejo muito esses zigzags em blogs estrangeiros)


XADREZ ARGYLE: Este foi uma indicação da Lauren Anny, lá no nosso grupo do Facebook. Ele é basicamente blocos em losango (ou diamante), atravessados por linhas. Ele é originalmente da Escócia, do clã Campbell, no condado de Argyll. Originalmente as suas cores eram verde e branco, mas com o passar do tempo as cores foram sendo modificadas.


Débi

16 comentários:

Maria de Fátima on 13 de dezembro de 2012 às 09:18 disse...

Post interessantíssimo!
Bj

Calíope Corrêa on 13 de dezembro de 2012 às 09:45 disse...

Adorei... amo a Liberty, amo, amo, amo!

Maria Filomena on 13 de dezembro de 2012 às 15:32 disse...

Muito boa aula!!!!
obrigada
abraços de MF

Daniela de Paula on 13 de dezembro de 2012 às 17:38 disse...

agora, eu me sinto mais inteligente - que aula boa! beijo,

M de Maria Ateliê on 13 de dezembro de 2012 às 19:29 disse...

Débi!
Que super post!
Adorei a aula :)
Já guardei aqui.
:)

bjs

Cici Senhoretti on 13 de dezembro de 2012 às 22:35 disse...

Post super interessante... adorei!!
Bjs

marcia on 14 de dezembro de 2012 às 06:06 disse...

BOM DIA !! PARABÉNS PELA PAGINA E DICAS OTIMAS .
VENHO ATRAVÉS DESTA CONVIDAR PARA CONHECER MEU BLOG http://brechodosul.blogspot.com.br, JÁ ESTOU TE SEGUINDO GOSTARIA A GENTILEZA DE ME SEGUIR E SE DER CLICAR NO G+ .

TE AGUARDO SERA UMA HONRA !!

MARCIA REGINA - BRECHO DO SUL

**Lih** on 14 de dezembro de 2012 às 08:09 disse...

Olá,

Adorei o post!

Beijos!

Patricia on 14 de dezembro de 2012 às 10:33 disse...

como sempre ...aula perfeita.....e verdade amamos todos os tipos de tecido .aja dinheirinhno né?

Cacau on 14 de dezembro de 2012 às 10:53 disse...

Prefiro os estampadinhos da imagem :)
Bjs

Jeferson Cardoso on 14 de dezembro de 2012 às 15:27 disse...

Interessante, muito interessante!
Débi, a propósito, aceite meu convite e venha ver o texto de número 292 de minha literatura amadora. >>> HEMATÓFAGO no http://jefhcardoso.blogspot.com lhe espera. Abraço e bom final de semana!

Xicrinha Gonzaga on 17 de dezembro de 2012 às 20:08 disse...

PASSANDO PARA TE CONVIDAR:
http://www.xicrinhagonzaga.com/2012/12/promocao-de-natal.html
BJUS.

Unknown on 18 de dezembro de 2012 às 18:36 disse...

Gostei!!!!

diario de naii on 18 de dezembro de 2012 às 19:41 disse...

tb gostei!

Núria Paula on 20 de dezembro de 2012 às 01:00 disse...

Olá!!!! Com fé em Deus estaremos juntas o ano que vem, se assim Ele permitir!!! Boas Festa para você e um Feliz ano Novo cheio de Artes!!!! beijos

Micheli Hoffmann on 17 de abril de 2013 às 10:39 disse...

Adorei este post sobre estampas e padronagens!!! Muito bom! Parabéns!!!

Postar um comentário

 

Clubinho da Costura Copyright © 2018 Design by Cali Criativa