Selinho clubinho da costura

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Agulhas na Mão!



A humanidade costura a mais de 20 mil anos. As primeiras agulhas de costura datam a última Era Glacial e as encontradas pelo arqueólogos eram feitas de ossos com um furo para passar a “linha” feita a partir de tiras de couro bem finas ou tripas secas.  Com essas agulhas e “linhas” costuravam-se vestimentas com peles de animais.

Mas passando para o século XXI, as agulhas não mudaram muito desde aquelas encontradas pelos arqueólogos. Porém, agora temos os mais diversos tipos de agulha, para os muitos materiais diferentes que estão disponíveis. 

Sei que muitas pessoas se sentem em dúvida sobre qual agulha de mão utilizar para cada ocasião, ou algumas nem sabem que existem tantos modelos por aí, mas para cada trabalho, escolher a agulha de mão ideal pode facilitar muito, além de evitar eventuais estragos ou furos indesejados.


Agulhas de ponta comum: De tamanho médio e com furo arredondado, são afiadas e servem para os trabalhos gerais.  São do tamanho 1 ao 16.

Agulhas para acolchoar:  São mais curtas e com o furo pequeno e arredondado. Por serem mais curtas permitem que sejam feitos pontos pequenos em tecidos grossos. Além disso, permitem uma costura mais rápida e precisa. São usadas nos mais diversos quilts manuais.

Agulhas de ponta redonda:  Com a ponta arredondada e de comprimento médio, são usadas para costurar no tricô ou crochê, pois afastam os pontos ao invés de perfurar o fio.

Agulhas de bordado:  É basicamente igual às agulhas comuns, mas o orifício é mais alongado para permitir a passagem de mais de uma fio por vez.

Agulhas curvadas:  Longa, grossa e curvada, serve para tapeçaria e costuras de difícil acesso com a agulha reta.

Agulhas de tapeçaria: grossas, com ponta arredondada e orifício alongado, servem para tapeçaria e bordado em tecidos grossos. Podem ser utilizadas também para passar elásticos e fitas.

Agulhas para alinhavar:  São utilizadas para os alinhavos as mais longas e com ponta afiada. Utiliza-se estas também para os franzidos.

Passador de linha:  Ótimo, prático e amigo das preguiçosas e das mais ceguetas. Vem em quase todos os kits de costura e serve para auxiliar a passagem da linha pelo buraco. 


Querem ler mais sobre o assunto?

Débi

10 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o post, Débi, é sempre bom se informar e pensar que algo que fazemos hoje vem de tão longa data... Bjs e tenha um lindo dia florido!

Patricia on 27 de setembro de 2012 às 10:12 disse...

nossa que legal, usamos a quanto tempo e não pensamos como chegamos a ela . E vou te contar um segredo, o passador de linha EU NUNCA IMAGINEI QUE AQUELE TRECO,(KKKK) SERVIA PARA ISSO..
Por coincidência hj postei um agulheiro que é a cara do clubinho,
se todo mundo for como eu, agulhas vivem se perdendo e sem achar cantinhos, AGORA ISSO NÃO ACONTECERÁ MAIS..

Leila Brasil on 27 de setembro de 2012 às 11:13 disse...

Sempre quis saber como usar o passador de linha !!!

Érica D'ávila on 27 de setembro de 2012 às 13:02 disse...

Que texto legal, é sempre bom sabermos um pouco mais dessa arte da costura.
Agora vou contar uma coisa, nunca acho para comprar essa agulhas próprias para bordar,os armarinhos só tem a comum e os fios faltam não passar e quando o furinho é maior a agulha é bem grossa, aff !

Keren on 27 de setembro de 2012 às 13:32 disse...

Opa! Muito informativo esse post aqui, hein?!

Falando em agulhas pra bordar, perdi meu porta agulhas com todas as de bordar dentro, sempre esqueço de comprar e acabo usando as comuns sempre :/ Lembrei que preciso ver isso!

Sobre o passador, quase nunca uso... mas, chega uma hora todas nós precisamos deles, né?!

bjoo e boa tarde, Débi querida :)

Menina Prendada on 27 de setembro de 2012 às 15:47 disse...

Olá! Tô chegando agora e já tô amando tudo por aqui, já estou seguindo o blog e levei o link para o meu blog, quando der vou participar do proximo desafio... Quando puder venha me fazer uma visitinha

Sandra
http://kesartesmanuais.blogspot.com.br/

Helena e Dayse on 27 de setembro de 2012 às 16:09 disse...

Adorei o texto,
Sempre muito bom saber mais sobre costura.
Bjuss querida!

**Lih** on 27 de setembro de 2012 às 16:52 disse...

Olá,

Adorei o post.

Beijos!

karen Disley on 28 de setembro de 2012 às 10:59 disse...

OI QUERIDA,
QUE POST BACANA, É SEMPRE BOM APRENDER MAIS SOBRE COSTURA.
BJS!
KÁREN

Unknown on 30 de novembro de 2012 às 07:13 disse...

muito bom,vou passar adiante,parabens e obrigado!

Postar um comentário

 

Clubinho da Costura Copyright © 2018 Design by Cali Criativa