quinta-feira, 23 de agosto de 2012
Sobre o desmanchar e o recomeçar
Costurar é um desafio diário. Tanto para as iniciantes, como para as mais experientes, criar a costurar requerem paciência e persistência. As vezes, muito mais do que temos.
Essa semana eu estava costurando um projeto novo. Claro, o primeiro protótipo é sempre o mais difícil e aquele que provavelmente será desmanchado mais vezes, para melhorar uma bainha aqui, uma costura acolá. Mas vou contar que aquele projeto em especial estava fritando os meus miolos e eu já estava cansada de tanto desmanchar. Então, uma pessoa muito especial veio e me disse assim: "Vou te dizer uma coisa que Henry Ford disse e que eu gosto muito: ' O insucesso é apenas uma oportunidade de recomeçar com mais inteligência'".
Bingo! Achei ótimo! Quem diria que algo que Henry Ford, pai da linha de produção, disse serviria tão bem para as crafters?
A verdade é que ninguém gosta de desmanchar. A gente quer ver a peça pronta logo, do jeitinho que a gente imaginou. Mas para ela ficar como desejamos, é necessário empenho, dedicação e muitas vezes, desmanchar e recomeçar. Quem desmancha algo, dificilmente repete o erro. Portanto, recomeça com mais inteligência, já que não irá errar de novo.
Fácil é abandonar a costura no meio do caminho e cortar outra peça. Mas será que em tudo na vida teremos outro tecido para cortar? Será que o aprendizado será o mesmo? Aprender com os erros é uma coisa de pessoas evoluídas. A maioria, corta outro tecido e arrisca errar outra vez.
Outro dia mesmo, eu comentei em alguma postagem no grupo do Facebook que só não erra quem não faz nada. O erro é um privilégio dos que realizam. Mil anos não são suficientes para aprendermos tudo. Ninguém sabe tudo e nunca precisou desmanchar. E quem acha que sabe tudo, priva-se da delícia que é aprender. E desmanchar o novo, e recomeçar e descobrir novas formas de costurar.
Desmanchar é a oportunidade de ver o erro. E consertá-lo. Passa longe de ser algo ruim. Deve ser encarado como descoberta e evolução. Deve ser visto como o que realmente é: Aprendizado. Sempre.
"Quem nunca cometeu um erro, também nunca descobriu algo"
( Regina Shultz)
Leitura Adicional:
Perdendo o medo da máquina: Desmanchando
Boas costuras, e se necessário, bons desmanches!
Débi
LuscoFusco Criações
Categories
Alinhavando ideias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
21 comentários:
Oi Calíope!
Ótimo texto e td a ver com o nosso dia a dia.
bjs!!!
Oi Edna, o texto foi postado pela Débi! =D
Perfeito, Cali!!
Desmanchar é muito chato mesmo. Dá aquela sensação de que não 'somos capazes', mas é só ter paciência e descobrir onde erramos.
Eu não fico sem o meu 'descosturador' de jeito nenhum, pq o bichinho trabalha, viu!!! kkkkkkkk...
Bjs
é bem assim mesmo,eu to começando e desmanchar e começar dinovo p mim é normal mas assim vou me descobrindo e ate facilita quando vou começar outra peça,amiga obrigado por todas as dicas!bjusss
Show!
nooooooooossa! Simplesmente AMEI o blog! Eu vi seu outro blog (OMundoDeCaliope) vc comentando sobre a máquina de costura elgin genius jx4000... vc ainda tá com ela? aprendeu isso tudo em quando tempo? Tô igualzinha à vc antes d comprar... Indecisa com a máquina e doida pra aprender mto!
beijo, me segue!
Que bom ler isso! ehehehe estou fritando os miolos neste exato momento! ;)
Valeu Clubinho, vcs sao de mais!!
Adorei o post e as colocações,para o craft e para a vida, pois como foi dito, nem sempre temos outro tecido para cortar! Errar faz parte...e consertar é descoberta! :-) bjs
post nossa cara em meninas, não é atoa que sempre estamos aqui topando os desafios do nosso clubinho
amei....
Adorei o texto, concordo com tudo! Mas tenho que admitir que desmanchar me deixa com péssimo humor, acho o fim!!! kkkk Eu sei que é necessário e as coisas vão indo para seus lugares com a prática mas é um trabalho penoso! Se for pensar mais além a vida também é um trabalho penoso, cheio de delícias que nos surpreendem no meio do caminho, mas que também exige paciência, persistência e aprender a lidar com a frustração e o fracasso! De tudo, o que vale mesmo é a mensagem de não desistir nunca!!
Beijos
Texto LINDO...
animou meu dia!!!
Muito real...ninguem merece desmanchar...mas, desistir jamaisss....
Muito obrigada Debi!!!
Eu não gosto de desmanchar, mas daqui pra frente vou me lembrar desse texto e tentar não reclamar.
Bjs.
Pefeito o texto Debi! eu tava precisando dele, especialmente hoje!!
Beijos!!
Amei o texto! Serve pra tudo na vida!
Adorei....sabe se ser aprendiz fosse profissão, era essa a que eu escolheria...amo aprender, e olha que mesmo as coisas que sei, por vezes faço, termino não gosto desmancho e faço movamente....assim aprendo de uma forma nova...rsrs
Abraços
Ótimo texto!
Texto incrível, amei! uma aluna minha que passou este link e eu li e reli, pois me identifiquei demais. É isso o que falamos direto aqui no Rainhas da Costura: Costurar é a arte de desmanchar. E a gente desmancha procurando um resultado melhor, sempre.
Bom final de semana =)
Débi, citei vc no meu blog.
Obrigada.
Bjs.
kkkkkkkkk...acho que todas concordamos que desmanchar às vezes se faz necessário...mas todas estamos em comum acordo que é horrível...e eu que dou aula!!!! convencer as alunas que precisa desmanchar a costura que ficou torta...que escapou do tecido...mas o bom mesmo é depois achar uma forma melhor, ou mais fácil de fazer e ver o resultado perfeito no fim....beijo a todas que como eu amam o que fazem e fazem com perfeição!!!!
Nossa! Perfeita ocasião em que encontrei seu texto. Estava prestes a desistir de um macaquinho que estava fazendo para o reveillon. De tanto desmanchar e refazer já tinha perdido o gosto de pensar em usar. Mas agora só sossego quando minha peça estiver do jeito que imaginei! Obrigada pela inspiração!
Postar um comentário