Selinho clubinho da costura

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Com que tesoura eu vou pro patchwork que você me convidou?


Ter boas tesouras é essencial para qualquer costureira. Elas são fundamentais para um corte preciso e para finalizar com qualidade qualquer trabalho. Muitas pessoas que estão começando na costura, optam por utilizar tesouras que já tem em casa, e que servem para cortar tudo. Errado. Tesouras para cortar tecidos devem ser usadas somente para cortar tecido; sim, elas perdem o fio se você corta também papel/plástico/papelão/etc.
Para auxiliar as marinheiras de primeira viagem, montei um pequeno roteiro de como escolher bem as suas tesouras. Lembre-se que é muito melhor ter uma tesoura só, mas que seja bem boa, do que várias que só mastigam o tecido.


1º Pense que a sua tesoura será um investimento. Muitas vezes uma tesoura parece cara, mas é muito melhor investir em uma tesoura boa, do que em várias ruins, ou que provavelmente vão perder o fio rapidamente. Se o dinheiro está curto, poupe um pouquinho e fique de olho em promoções. As vezes encontramos boas tesouras com um preço acessível. Além disso, é um investimento a longo prazo, já que se você cuidar bem da tesoura, terá ela por muitos anos. 

2º Vá a uma loja de tecidos ou aviamentos para comprar a sua tesoura. Evite comprar em livrarias ou lojas de materiais de escritório, pois muitas vezes os atendentes não sabem indicar a melhor tesoura para o que você vai criar. Em lojas especializadas, pergunte aos funcionários ou proprietários, pois provavelmente eles lhe darão a melhor indicação, já que trabalham diretamente com a matéria-prima. 

3º Existem os mais diversos modelos de tesouras no mercado. Pesquise sobre elas, converse com pessoas que costuram produtos similares aos seus, peça para experimentar a tesoura dos seus amigos. Procure em fóruns, peça socorro na página do Clubinho no Facebook, troque informações com colegas e professoras. Essas informações são valiosas, pois são experiências.


4º Segure e teste a tesoura. Você consegue manuseá-la bem? É muito pesada para a sua mão? Alguma parte fica lhe incomodando? O tamanho está bom para as suas mãos? Com ela você consegue fazer um corte preciso? Todas essas questões devem ser pensadas. 

5º Pense no tipo de material que irá cortar: tecidos grossos? finos? plástico? papel? papelão? pequenos detalhes? Pense também no tipo de superfície em que irá cortar, se é sobre a mesa ou segurando o trabalho na mão. Tudo isso influencia para a melhor escolha.

6º Canhotos: existem tesouras especiais para canhotos. São um pouco difíceis de achar, mas com a internet com certeza ficou mais fácil e vale o tempo despendido para encontrar. 

7º Cuide das suas tesouras. Se você usar a mesma tesoura que corta tecido, para cortar papel, ela vai perder o fio sim. Armazene-as em um local adequado, longe das crianças e de qualquer pessoa que queira utilizá-las para projetos de artesanato em material diferente do seu. Identifique as de tecido e de papel, para não confundir na hora de cortar.

Abaixo, deixo alguns links que eu considero importante serem lidos sobre esse assunto:


Ótimas costuras!
Débi

5 comentários:

Juh on 9 de agosto de 2012 às 09:35 disse...

Amei o Post... estou começando agora, e comecei com uma tesoura q tinha em casa, mastigavaaa o tecido q era uma miséria. Aí comprei uma tesoura Mundial toda de metal, é uma delícia. Estou adorando-a!!!

Calíope Corrêa on 9 de agosto de 2012 às 09:41 disse...

Nosssa, que postagem show!! =D
Eu tenho umas tesouras, uma pior que a outra. A melhorzinha eu acabei estragando cortando outras coisas. Mas assim que der vou investir em uma super tesoura pra mim! ^^

Virginia lucia domingues on 9 de agosto de 2012 às 11:23 disse...

GOSTEI MUITO DA POSTAGEM.... ESTOU COMEÇANDO AGORA NESTA ARTE MARAVILHOSA E PARA MIM QUALQUER INFORMAÇÃO É PRECIOSA..... MUITO OBRIGADO POR COMPARTILHAR..... BEIJOCAS.....

Patricia on 9 de agosto de 2012 às 15:05 disse...

Amei a postagem, super ..
tenho algumas tesouras, mais das mais baratas e vez u outra tenho vontaade de gritar pois elas acabam me deixando na mão.
bj

Unknown on 9 de agosto de 2012 às 20:28 disse...

Muito bom teu post.
Eu tenho, ou melhor tinha trauma com tesouras, sou canhota e, não encontro tesoura adequada, mas depois que comecei a fazer patchwork, tudo melhorou, pois agora uso muito mais o cortador circular que é tudo de bom, mas claro que também uso tesouras.
E você está certíssima, temos que ter uma para cada coisa, senão lá vai o fio.

bjs
Mana

Postar um comentário

 

Clubinho da Costura Copyright © 2018 Design by Cali Criativa