Ter boas tesouras é essencial para qualquer costureira. Elas são fundamentais para um corte preciso e para finalizar com qualidade qualquer trabalho. Muitas pessoas que estão começando na costura, optam por utilizar tesouras que já tem em casa, e que servem para cortar tudo. Errado. Tesouras para cortar tecidos devem ser usadas somente para cortar tecido; sim, elas perdem o fio se você corta também papel/plástico/papelão/etc.
Para auxiliar as marinheiras de primeira viagem, montei um pequeno roteiro de como escolher bem as suas tesouras. Lembre-se que é muito melhor ter uma tesoura só, mas que seja bem boa, do que várias que só mastigam o tecido.
1º Pense que a sua tesoura será um investimento. Muitas vezes uma tesoura parece cara, mas é muito melhor investir em uma tesoura boa, do que em várias ruins, ou que provavelmente vão perder o fio rapidamente. Se o dinheiro está curto, poupe um pouquinho e fique de olho em promoções. As vezes encontramos boas tesouras com um preço acessível. Além disso, é um investimento a longo prazo, já que se você cuidar bem da tesoura, terá ela por muitos anos.
2º Vá a uma loja de tecidos ou aviamentos para comprar a sua tesoura. Evite comprar em livrarias ou lojas de materiais de escritório, pois muitas vezes os atendentes não sabem indicar a melhor tesoura para o que você vai criar. Em lojas especializadas, pergunte aos funcionários ou proprietários, pois provavelmente eles lhe darão a melhor indicação, já que trabalham diretamente com a matéria-prima.
3º Existem os mais diversos modelos de tesouras no mercado. Pesquise sobre elas, converse com pessoas que costuram produtos similares aos seus, peça para experimentar a tesoura dos seus amigos. Procure em fóruns, peça socorro na página do Clubinho no Facebook, troque informações com colegas e professoras. Essas informações são valiosas, pois são experiências.
4º Segure e teste a tesoura. Você consegue manuseá-la bem? É muito pesada para a sua mão? Alguma parte fica lhe incomodando? O tamanho está bom para as suas mãos? Com ela você consegue fazer um corte preciso? Todas essas questões devem ser pensadas.
5º Pense no tipo de material que irá cortar: tecidos grossos? finos? plástico? papel? papelão? pequenos detalhes? Pense também no tipo de superfície em que irá cortar, se é sobre a mesa ou segurando o trabalho na mão. Tudo isso influencia para a melhor escolha.
6º Canhotos: existem tesouras especiais para canhotos. São um pouco difíceis de achar, mas com a internet com certeza ficou mais fácil e vale o tempo despendido para encontrar.
7º Cuide das suas tesouras. Se você usar a mesma tesoura que corta tecido, para cortar papel, ela vai perder o fio sim. Armazene-as em um local adequado, longe das crianças e de qualquer pessoa que queira utilizá-las para projetos de artesanato em material diferente do seu. Identifique as de tecido e de papel, para não confundir na hora de cortar.
Abaixo, deixo alguns links que eu considero importante serem lidos sobre esse assunto:
Ótimas costuras!
Débi
5 comentários:
Amei o Post... estou começando agora, e comecei com uma tesoura q tinha em casa, mastigavaaa o tecido q era uma miséria. Aí comprei uma tesoura Mundial toda de metal, é uma delícia. Estou adorando-a!!!
Nosssa, que postagem show!! =D
Eu tenho umas tesouras, uma pior que a outra. A melhorzinha eu acabei estragando cortando outras coisas. Mas assim que der vou investir em uma super tesoura pra mim! ^^
GOSTEI MUITO DA POSTAGEM.... ESTOU COMEÇANDO AGORA NESTA ARTE MARAVILHOSA E PARA MIM QUALQUER INFORMAÇÃO É PRECIOSA..... MUITO OBRIGADO POR COMPARTILHAR..... BEIJOCAS.....
Amei a postagem, super ..
tenho algumas tesouras, mais das mais baratas e vez u outra tenho vontaade de gritar pois elas acabam me deixando na mão.
bj
Muito bom teu post.
Eu tenho, ou melhor tinha trauma com tesouras, sou canhota e, não encontro tesoura adequada, mas depois que comecei a fazer patchwork, tudo melhorou, pois agora uso muito mais o cortador circular que é tudo de bom, mas claro que também uso tesouras.
E você está certíssima, temos que ter uma para cada coisa, senão lá vai o fio.
bjs
Mana
Postar um comentário