Selinho clubinho da costura

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Aplicando o conceito 5´s na costura





























Um hobbie, um negócio, um desafio. Para cada uma de nós, costurar vai muito além de colocar uma linha na agulha e pisar no pedal. É uma busca incessante por aprimoramento, inovação e bem estar. É colocar em cada tecido escolhido uma expectativa, alinhavando pensamentos, ideias, desejos... E como qualquer outra área, deve ser tratada com seriedade por aquelas que querem ir além de fazer uma bainha aqui ou uma bolsinha acolá.

Vou contar uma pequena história sobre o Japão:
Após a Segunda Guerra Mundial,o Japão estava passando por uma fase bastante ruim: o país estava muito desorganizado por causa da guerra, praticamente sem recursos e com a população muito afetada pelo medo e por estar em um país praticamente destruído. E como se reerguer depois de uma guerra que causou tantos estragos?


Surgiu o então chamado Conceito 5S.

O programa 5S, hoje difundido pelo mundo inteiro, foi de suma importância para que o Japão se reerguesse. Ele busca melhorar a eficiência dos trabalhos e organizar os ambientes e pode ser aplicado em qualquer lugar e ser entendido por qualquer pessoa. Baseia-se nas palavras japonesas Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke. No bom português, são os sensos.


_________________________________________________________________________________
























#1 SEIRI (Senso de Utilização)
O que você realmente precisa do que está ao seu redor? Está guardando muitas coisas desnecessárias? É preciso que tudo fique sobre a mesa? Há quanto tempo você não utiliza este objeto?

Muitas vezes guardamos coisas que nunca vamos usar. Quem aí não tem um tecido que ganhou da vizinha e que nunca vai usar em um projeto? Ou aquele botão que não combina com nada? E aquele zíper que está guardado há milênios? Quem costura, adora guardar materiais com o pensamento de que um dia pode precisar deles. Aqui vale o ditado de vó “Para novas coisas chegarem, as velhas devem ir embora”. 
 No senso de utilização devemos repensar o que realmente é útil e o que podemos nos desfazer. Talvez aquela revista que você já cansou de olhar possa fazer a alegria de outra artesã. Doe, troque, venda, coloque no lixo, mas não deixe coisas inúteis se acumularem no seu ateliê e na sua casa. 


#2 SEITON (Senso de Organização):

Que atire a primeira pedra quem não tem um objeto largado em qualquer lugar. Mesas repletas de coisas que poderiam estar nas gavetas, documentos que vivem pra lá e pra cá, alfinetes, agulhas, linhas, tudo misturado.
Queremos economizar tempo (mercadoria rara hoje em dia), não desejamos ficar procurando as coisas que erroneamente deixamos espalhadas por todos os lados. Por isso, no Senso de organização, as palavras de ordem são ordenar, etiquetar, guardar, facilitar...
Organize-se e assim economize tempo. Coloque os materiais nos locais corretos e adequados, separados por tipo ou categoria; identifique as caixas; coloque as coisas no seu local correto. Guarde depois de utilizar.  Não deixei tecidos jogados, coloque-os em caixas/gavetas/armários, separe as linhas de costura das linhas de bordado. As lãs dos cordões, as fitas dos viés. Cada uma sabe como se sente melhor na sua bagunça organizada, mas tenha em mente a facilidade na hora de localizar as coisas necessárias para gastar o seu tempo fazendo somente a parte boa: costurar. 



#3 SEISOU (Senso de Limpeza):

Hora da faxina!  Não basta desfazer-se do inútil e organizar tudo, é preciso manter assim. Mais do que limpar um local toda hora, é preciso evitar sujar. É aquela coisa: “A casa mais limpa não é aquela que mais se limpa, mas aquela que menos se suja”.Coloque uma lixeira perto da máquina de costura, para não ficar jogando os restinhos de linha no chão. De tempos em tempos faça uma limpeza na sua máquina de costura, pois o pó se acumula e pode danifica-la. Prateleiras, armários e gavetas também merecem uma limpa, no mínimo semestral. Aqui entra também o cuidado de manter as tesouras bem afiadas, deixar somente os alfinetes que estão bons e zelar pelo bom armazenamento de livros e revistas. 



#4 SEIKETSU (Senso de Saúde):

No Senso de Saúde, devemos pensar em nós mesmos. Como podemos costurar bem se estamos com a coluna toda torta? Ou então com uma luz fraquinha que dói os olhos para enxergar os pontos? Alimente-se bem, mantenha o ambiente de trabalho sempre limpo, evite stress nos momentos que estiver costurando, ajuste corretamente a cadeira e a altura da mesa. Pratique exercícios físicos, divirta-se, ria muito. Mais importante que qualquer costura, é a peça que senta atrás da máquina. Nessa sim vale a pena investir. Garantia de trabalho bem feito!

#5 SHITSUKE (Senso de Autodisciplina)
Mais do que melhorar, devemos nos comprometer em manter a nossa melhoria. Aqui entra o autocontrole, a paciência e a persistência. Transforme o seu melhor em um hábito. Tenha disciplina na hora de cortar, costurar, desmanchar. Se você se comprometeu a costurar uma coisa que nunca fez antes, vá até o fim. Não desista nos obstáculos que encontrar. Se costurar fosse fácil, todo mundo fazia. Coloque-se metas e siga-as, buscando constante aperfeiçoamento nas atividades do dia-a-dia.


"O início de um hábito é como um fio invisível, mas a cada vez que o repetimos o ato reforça o fio, acrescenta-lhe outro filamento, até que se torna um enorme cabo, e nos prende de forma irremediável, no pensamento e ação".
Orison Swett Marden

19 comentários:

Regiane Artesanatos on 26 de julho de 2012 às 10:11 disse...

Fantástica esta postagem, Calíope!!!! Muitíssimo obrigada!!!! Bjos

Marília on 26 de julho de 2012 às 11:21 disse...

Adorei Ca =D
Bjinhus,
Marília

Calíope Corrêa on 26 de julho de 2012 às 12:02 disse...

Ai que massa, quero aplicar isso a minha vida!

A postagem é da DÉBI!!!! kkkkkkkk

Unknown on 26 de julho de 2012 às 12:08 disse...

Muito bom, agora é determinação para colocar em practica.

Tricia on 26 de julho de 2012 às 12:14 disse...

Adorei o post! Bjs.

simone on 26 de julho de 2012 às 12:33 disse...

Adorei a mensagem do post.
Bjs.

Unknown on 26 de julho de 2012 às 16:22 disse...

Sensacional!
Parabéns pelo post. Já dei muitas aulas sobre os 5S's e adorei a forma de aplicá-los à costura. Parabéns!
Bjs
Priscila Sant'Anna

Cici Senhoretti on 26 de julho de 2012 às 20:25 disse...

5S foi uma de minhas primeiras postagens no bloguito.
Um assunto super importante e prático, né?!

Veja o meu post:
http://cdecici.blogspot.com.br/2012/01/5s-na-costura-tambem.html

Bjns
;D

Di Rodrigues on 26 de julho de 2012 às 22:25 disse...

Eu já tinha lido sobre os 5s no blog da Cici e gostei de ler novamente.
Muito obrigada.
Bjs.

Tesoura, papel e outros amores! on 27 de julho de 2012 às 09:48 disse...

Adorei a postagem!!!Agora é colocar em prática.Bjos
http://tesourapapeleoutrosamores.blogspot.com.br/

Silvana Lisidê on 27 de julho de 2012 às 14:40 disse...

Parabéns pela postagem! O máximo! Vou deixar impresso no meu cantinho prá nunca mais esquecer!! Já compartilhei no Face! Beijinho!

Grasi Corrêa on 28 de julho de 2012 às 00:56 disse...

Simplesmente Perfeito o texto, amei!!!
Era exatamente o que estava precisando.
Obrigada
Ótima noite
BJoss

luciana M. S. Cani on 28 de julho de 2012 às 13:43 disse...

Òtima postagem , já havia estudado sobre o conceito 5 s na faculdade de Recursos Humanos e com certeza podemos aplica-lo nas nossas costuras tmbm, adorei
bjooooooooo e bom fim de semana.

Erika Valéria Galindo on 29 de julho de 2012 às 20:39 disse...

Que postagem maravilhosa! Sorte minha que a li!
Vou tentar aplicar a minha realidade de scrapper.
Bjs e obrigada.

Historias de mulher on 29 de julho de 2012 às 22:52 disse...

Adorei a postagem, realmente tudo precisa ser 5s.
Eu não nego que mts vezes me perco durante o dia, a tal disciplina, usar o senso é fundamental. Tudo corre melhor qd entramos no ritmo 5s.É uma questão de por em pratica sempre e mesmo quando sairmos fora da linha devemos recomeçar e não desistir.
Adoro tudo aqui!!!
bjss...
Alânia Teixeira.

Point Do Sorteio on 30 de julho de 2012 às 10:22 disse...

segue meu blog? vou seguir o seu tbm http://crenamoda.blogspot.com.br/
e quando tiver sorteio me manda que ajudo a divulga

Unknown on 31 de julho de 2012 às 12:44 disse...

Adorei!!
Eu preciso muuuuito me disciplinar!!rsrs
Bjks

Ana Sanches on 16 de fevereiro de 2013 às 13:50 disse...

Pronto! Cheguei aqui pelo post de lá... rsrsrs entendo perfeitamente sua angútia da mudança... é bom é ruim né?? Passei por isso "n" vezes na vida!!! Mas, vale a pena no final!!!
Adorei o post!!!
Beijinhos...

Anônimo disse...

Me mudei faz pouco tempo e meus paninhos ainda estão à espera do meu "futuro ateliê"...Adorei suas dicas! Obrigada por partilhar!

Postar um comentário

 

Clubinho da Costura Copyright © 2018 Design by Cali Criativa