Selinho clubinho da costura

sábado, 16 de junho de 2012

Como melhorar suas fotos - Série de Dicas Simples #3

Olá! Voltei com mais uma postagem da série...
Se não viu as anteriores, não deixe de conferir!

Como melhorar suas fotos #1
Como melhorar suas fotos #2

E se você ainda não baixou o Photoshop Portable, baixa logo, eu vou ensinar você a usar as funcionalidades mais simples e deixar suas fotos "bem boas"! Se você vende seus produtos, essa é uma ótima oportunidade! E esse Photoshop não precisa de instalação, você pode colocar no pen drive por exemplo e levar pra onde quiser, é só executar ele na hora e pronto! (Às vezes só pega se executar como administrador! #ficaadica)

Agora a dica de hoje é importantíssima pra quem vende seus produtos na internet e pra quem tem blog.

A importância de redimensionar suas fotos
Depois que comecei a me atentar pra isso, até passei a receber mais visitas, acredita?
Tem muita gente que entra no seu blog através de outro blog ou através do google, mas quando seu blog demora um pouquinho pra carregar a pessoa já desiste. Por isso é bom ficar atento.


Evite colocar fotos grandes demais ou pequenas demais
Suas fotos ficam armazenadas no Picasa, se você colocar fotos de no máximo 800px, não gastará sua memória disponível free. Se postar muitas fotos grandes, em algum momento acabará seu espaço e você terá que pagar o plano do Google pra usar o espaço.
Também não coloque as fotos muito pequenas, ás vezes fica horrível de ver uma imagem pequena no blog. E ninguém quer ter que ficar clicando em todas as imagens pra ver melhor neh!
Aqui no Clubinho eu uso imagens de 600px de largura, pois acho que é um tamanho ótimo pra ver a imagem. E pessoalmente, até 400px ainda é agradável, menor que isso, fica pequeno demais!

Além de se preocupar com o tamanho, pense também no "peso" da foto
É esse "peso" que na verdade é a memória ocupada pela sua imagem que vai deixar seu blog mais lento pra carregar. Então isso é tão importante quando as dimensões da foto. Tudo varia conforme a resolução da sua câmera e tem um explicação mais detalhada, mas eu vou ser prática, e mostrar a você como diminuir o "peso" da sua foto, pra que seu blog fique sempre leve e mais rapidamente acessível pelas suas visitantes!

Por exemplo: Testando aqui no blog...
Uma imagem com 522kb levou 422 milissegundos para carregar, enquanto que uma imagem com 196kb levou 186 milissegundos. Levando em consideração que na primeira página do blog ele já carrega imagens de várias postagens, muitas imagens. De mili em milissegundos, teu blog levará vários segundos para carregar. Então se você economiza memória, um pouco em cada imagem, vai refletir e muito no carregamento da sua página como um todo. (Deu pra sacar?!)

Agora vamos deixar de bla bla bla e vamos aos finalmentes:

Como redimensionar as imagens no Photoshop
Abra o programa, e não se assuste, ele vai estar em inglês... mas somos mulher internacionalizadas neh gente! rsrs Relaxa que não precisa entender inglês não, é só seguir meus passos! Vamos lá...

Na aba superior, escolha a opção File > Open, você vai abrir a imagem (ou as imagens) que quer redimensionar, basta escolher e abrir.



Depois de aberta a imagem, você vai na barra superior em Image > Image Size


Vai aparecer essa janela, que é onde a mágica acontece, rsrs.


O que você deve fazer:

1 - A opção Resolution deve ficar em 72 pixels/inch, que é a resolução mais usual
2 - A opção Constrain Proportion deve estar marcada, ela vai garantir as proporções da imagem.
3 - Em Width, que é a largura da sua imagem, e a unidade pixels escolha o tamanho. Eu uso 600px, mas isso vai variar de acordo com a largura do seu blog. Ao escolher a largura, a altura automaticamente mudará, pois está garantida a proporção (item anterior).

Pode ser que na sua tela, ela fique pequena demais, mas verifique ao lado direito, em Navigator em que porcentagem ela está. Coloque 100% e você verá a imagem no tamanho certo.
Se não tiver aparacendo o "Navigator", vá na barra de cima na opção View e habilite a opção Navigator.


Pronto, sua imagem foi redimensionada. Ela está nas proporções aceitáveis. Agora aqui vai um truque pra deixar ela mais leve... Na hora de salvar a imagem, vá em File > Save for Web & Devices.
Essa é a opção de Salvar a imagem com resolução apropriada para a Internet e Dispositivos, ou seja, essa opção vai fazer sua imagem ser salva de forma "mais leve", do que se fosse salva da maneira normal.


Vai aparecer essa janela... Logo em cima do lado direito, escolha a opção jpeg, e coloque a porcentagem, eu uso 60%, quanto maior mais pesada, porém mais qualidade a imagem terá, eu acho 60% uma boa resolução na maioria dos casos. Depois clica em Save, ela vai salvar (aí é procedimento padrão, escolhe o nome do arquivo e a pasta de destino e salva!)


Prontíssimo!!
Agora observe uma coisa... a foto anterior, vinda diretamente da câmera estava com 2,31Mb e depois de redimensionar, ela ficou com 54kb, ou seja, a foto ficou 42 vezes mais leve!

Imagina o impacto disso no teu blog? Se todas as fotos fossem redimensionadas, hipoteticamente, ele carregaria 42 vezes mais rápido! Imagina...

Faz o teste... Pode parecer difícil no começo, mas depois se torna algo tão automático, que você vai estar fazendo num piscar de olhos! Depois vou ensinar a fazer isso com várias fotos de uma só vez.

Espero que tenham gostado e que tentem fazer... =D

10 comentários:

Unknown on 16 de junho de 2012 às 10:22 disse...

super amei as dicas vou usar , eu sempre quiz saber como redimenciona no photoshop nunca achei hsuahsa . 2Beijos


http://liemarieoficial.blogspot.com/

Unknown on 16 de junho de 2012 às 11:55 disse...

Adorei ... vou utiliza-las muito...

Beijocas...


Gra

Vera Fonseca on 16 de junho de 2012 às 17:02 disse...

Oi querida.Tudo bem? Adorei as dicas vou tentar.Obrigada e um grande abraço.

Anônimo disse...

Oi Calíope,
Faz pouco tempo que acompanho seu trabalho, gosto muito das matérias e amei essa que publicou.
Estou fazendo bom uso do PhotoShop, eu estava precisando muito desse programa, muito obrigada mesmo. E uma maneira singela de reconhecer seu trabalho é divulgando, estou participando do site e já coloquei o Clubinho da Costura na minha lista de blog.
Obs.: O Photoshop eu salvei no meu HD Portátil, descompactei e só consegui executar como administrador. É uma sugestão pra quem não conseguir abrir. Ok
Até mais,
Rosângela Silva

Unknown on 18 de junho de 2012 às 20:30 disse...

Sempre redimensiono as fotos para o meu blog, mas esse Save for web nunca usei. Não perde qualidade a foto?
Bjos

Calíope Corrêa on 18 de junho de 2012 às 20:41 disse...

Isso mesmo Rô, esqueci de avisar... Tem que executar como administrador mesmo pra algumas versões do Windows! Mas atualizei lá... obrigada!

Calíope Corrêa on 18 de junho de 2012 às 20:42 disse...

Oi Lora... A diferença não se percebe. Principalmente se usar a qualidade em 100% naquela janela. =D

Unknown on 19 de junho de 2012 às 00:34 disse...

Oi querida,
as dicas são ótimas. Eu uso o Picasa.
Ainda estou aprendendo e me atrapalho um pouco.

Bjs
Mana

Anônimo disse...

A M O seu blog, suas dicas, suas fotos, como conversa conosco ... parece que te conheço há anos! Obrigada pelas dicas...amo foto, amo blogs lindos como o seu, amo aprender ainda mais sendo 0800!kkkk

Bjuss :)

Renata Marengo on 3 de julho de 2012 às 17:15 disse...

Oi! Muito legal as dicas! Obrigada por partilhar! Adorei teu blog, teus trabalhos são muito bonitos, parabéns! Já estou seguindo! Se tiveres um tempinho passa lá no meu cantinho: ArteConsciente.net, para conhecer meus trabalhos, será um prazer!
Beijos
Renata
http://arteconsciente.net

Postar um comentário

 

Clubinho da Costura Copyright © 2018 Design by Cali Criativa