Selinho clubinho da costura

quarta-feira, 4 de março de 2020

Agulhas na máquina de costura

Se você costura com uma máquina de costura certamente sabe a importância que tem as agulhas para essa atividade. Ela é uma das partes mais importantes da máquina e a escolha delas é fundamental para ter uma costura com bom acabamento e sem estresse na hora de costurar.

O uso da agulha inapropriada pode afetar o resultado do seu trabalho ou até mesmo danificar a sua máquina, ou ainda fazer você perder o tecido. Não queremos isso, não é mesmo? Por isso aqui vão algumas dicas para cuidar das suas agulhas e evitar qualquer problema na hora de costurar à máquina.

Máquina De Costura, Costura, Precisão, Tecido

A agulha certa pra cada coisa

Existe um tipo de agulha para cada material, segue abaixo alguns tipos mais usados na sua máquina:

Agulhas de ponta normal ou fina (Sharp points, regular ou microtex)
Tem a ponta levemente afilada e serve para tecidos planos porque a ponta fina “machuca” menos o tecido.

Agulhas de ponta universal (Universal point)
Tem a ponta levemente arredondada e por estar no meio termo entre afiada e arredondada, serve para tecidos planos e malhas.

Agulhas de ponta arredondada (Ball point ou stretch)
Tem a ponta arredondada. Quanto maior a agulha, mais arredondada. Ideal para malhas e tecidos stretch porque ela “escorrega” entre os fios da malha, ao invés de espetar. São ainda mais necessárias em malhas que estragam quando um fio se parte (fio corrido).


Agulhas de bordado (Embroidery needles)
Tem o buraco maior, para passar fios de bordado que são mais grossos e quebrar menos a linha.

Agulhas de quilting (Betweens)
Menor do que uma agulha normal, com o buraco pequeno, porém mais forte. Sua ponta reforçada serve para passar por várias camadas de tecido (quilt sanduíche) e para passar por cima de outras costuras.

Agulhas de pesponto (Topstitching)
O buraco dessa agulha é um pouco maior, para acabamentos pespontados, com um ou dois fios de linha.

Agulhas para jeans (Denim)
A concavidade é mais funda e a ponta é afilada. Ideal para tecidos pesados como jeans, lona, vinil e couro sintético. Desenhada para costurar sem pressionar o tecido no buraco da chapa da agulha.

Agulhas de ponta facetada (Wedge point ou Leather)
A ponta da agulha é fina, com as bordas facetadas, serve para costurar couro e vinil. A ponta facetada é feita para furar o tecido criando um buraco que se fecha sobre ele mesmo quando a agulha sobe novamente.


O tamanho é muito importante

Mesmo que você esteja usando a agulha certa para aquele tipo de tecido, é fundamental usar também o tamanho correto da agulha. Cada tipo tem tamanhos variados, determinados por números.

Uma dica básica é: quanto mais grosso o tecido, maior deve ser o tamanho da agulha.

Para seda, chiffon, voil, renda e organza, que são tecidos mais delicados, 9 costuma ser a mais indicada. Para tecidos leves, como tafetá ou chamois, deve-se usar o tamanho 11. Tecidos médios como popeline, linho, musseline, crepe, flanela, malhas, jersey, lã, e tecidos stretch pedem uma agulha de tamanho 14. Já para tecidos médios a pesados como gabardine e tweed, as agulhas 16 são mais apropriadas. E para costurar Jeans e outros tecidos mais pesados como tecidos para estofados e lona deve-se usar agulhas 18.

É muito comum quando iniciamos na costura, começar a testar a máquina com a agulha que vem de fábrica, e quando vamos colocar um tecido mais pesado ela acaba quebrando. além de perder a agulha, isso pode danificar a máquina ou até mesmo causar um acidente. Minha dica pra quem começou a costurar agora é comprar pelo menos uma agulha mais grossa para se aventurar com jeans ou várias camadas de tecido, e evitar esse tipo de situação.


E como comprar?

O mais importante na hora de comprar a agulha é levar o modelo da sua máquina para que possa comprar a agulha mais adequada. Além de saber claro o tipo e tamanho de acordo com o que você pretende costurar.

Agulha é um item muito barato, e nessa hora não devemos economizar. Comprem sempre agulhas de boa qualidade, para evitar que elas fiquem quebrando na hora da costura. Se for comprar em alguma loja online, uma dica e usar os descontos do Cupom Válido para economizar ainda mais na compra. E tenha sempre agulhas reservas, para que não precise interromper seu projeto caso a agulha quebre ou entorte no meio do trabalho. 


DICA EXTRA

Para conservar bem suas agulhas, guarde-as sempre em local seco e arejado, evite qualquer tipo de umidade e separe por tamanhos para facilitar na hora de usá-las. 

Nunca use agulhas tortas ou enferrujadas, sujas, lascadas ou cegas. Se puder, troque a agulha a cada início de um projeto. E verifique sempre se a agulha está reta e bem encaixada na máquina.

E boa costura!

--

E então gostaram das dicas? Espero que sim!

E se você costura à mão, temos um outro post aqui no blog sobre agulhas.
http://www.clubinhodacostura.com/2012/09/agulhas-na-mao.html


Para mais dicas e inspirações:

Instagram Siga no Instagram

...
Gostou? Curta nossa fanpage!

2 comentários:

Cristina Soares on 14 de março de 2020 às 10:00 disse...

Essas dicas são sempre bem vindas. Já perdi tantos trabalhos por conta da agulha errada. Mas a gente vai aprendendo...

Érika Costurarte on 6 de janeiro de 2021 às 14:31 disse...

Que ótimo essa dica, um belo 2021 com muitas costuras... será que vai ter desafios por aqui?
bjissss

Postar um comentário

 

Clubinho da Costura Copyright © 2018 Design by Cali Criativa