Selinho clubinho da costura

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Entretelas: como escolher e aplicar (Parte II)

Na semana passada a gente começou a falar aqui no blog sobre entretelas e em como elas são importantes para o bom resultado de determinadas criações. Falamos sobre os tipos existentes no mercado e as suas características principais. Hoje, vamos falar sobre como escolher e aplica-las.



O que levar em conta antes de escolher a entretela?

O tecido: primeiramente devemos pensar no tecido que será entretelado: ele é mais fino, estilo chiffon, ou é mais grosso, como um jeans? Precisamos pensar em qual será o acabamento final desse tecido, como lavagens ou tingimentos especiais, sua margem de encolhimento e demais propriedades que possam alterar suas características. Por exemplo, se não escolhida adequadamente, em tecidos muito leves a entretela pode ficar visível ou então a cola pode passar para o outro lado.

A parte que será entretelada: É necessário pensar qual  parte será entretelada, já que cada uma tem uma função e tamanhos diferentes e por isso requer uma entretela específica. Por exemplo, a entretela da gola de um terno deve ser diferente da entretela do cós de uma saia jeans. Aqui o importante é pensar isoladamente em cada parte para assim fazer a melhor escolha.

O resultado final: Qual resultado final queremos? Queremos uma peça bem estruturada ou com um caimento mais leve? É importante refletir sobre o visual que se espera da peça, já que uma entretela pode mudar muito a aparência de um tecido.

Como aplicar?

Entretelas sem cola: as entretelas sem cola são fixadas ao tecido através de costuras. Aqui, o ideal é alinhavar antes de costurar definitivamente, para evitar que algumas partes fiquem "emboladas" e dêem um aspecto mal acabado ao tecido.

Entretelas com cola: As entretelas com cola devem ser aplicadas com auxilio do ferro de passar (tanto doméstico quanto industrial) ou de uma prensa. Deve-se prestar atenção a temperatura do ferro, o tempo que ele ficará sobre a entretela e a pressão aplicada para entretelar.
A aplicação é bem simples: corte a entretela na forma do molde e coloque sobre o avesso do tecido que será entretelado, cuidando para que o lado com cola fique em contato com o tecido (o lado com cola é o mais brilhoso, ou mais áspero). Então é só colocar o ferro sobre a entretela* seguindo a temperatura ideal  indicada pelo fabricante (se você não perguntou na hora de comprar, deixe o ferro em uma temperatura média - em temperaturas muito baixas a cola não gruda no tecido e em temperaturas muito altas a cola pode passar para o ferro). Pressione bem o ferro sobre a entretela, mas NÃO PASSE, porque pode criar bolhas. Vá por partes, pressionando aos poucos. Após a aplicação, espere a entretela esfriar antes de começar a trabalhar, evitando, assim, que ela se descole ou enrugue.

*Algumas pessoas gostam de colocar um papel manteiga sobre a entretela antes de passar o ferro, mas é opcional, ok?

Postado por Débi {Lusco Fusco}

9 comentários:

Valeria on 16 de janeiro de 2014 às 07:46 disse...

Adorei! super útil!!!
beijos

Valeria on 16 de janeiro de 2014 às 07:46 disse...

Adorei! super útil!!!
beijos

Unknown on 2 de setembro de 2016 às 13:13 disse...

Obrigada, tirou todas as minhas dúvidas.

Valéria on 27 de janeiro de 2017 às 10:15 disse...

Obrigada tirou minhas dúvidas

Valéria on 27 de janeiro de 2017 às 10:15 disse...

Obrigada tirou minhas dúvidas

marcia on 23 de março de 2017 às 20:57 disse...

existe entretela que tem cola dos dois lados? eu tava vendo um vídeo de aplique artesanal em coisas de criança e fiquei com a impressão que a pessoa colo um lado depois tiro algo tipo papel do outro lado e colo novamente.

Lucianocencio.blohspot.com on 27 de fevereiro de 2018 às 10:44 disse...

Muito bem explicado . Me ajudou muito . Obrigada.

Luah on 9 de maio de 2018 às 18:51 disse...

Excelente o seu blog,adorei!.
Unknown qto a sua pergunta, não é entretela o que vc viu no video de aplique artesanal e sim, fita adesiva dupla face leva cola em dois lados. Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

Bom dia!! Qual a melhor intertela para Tecido jacquard tipo linho??
Obrigada.

Postar um comentário

 

Clubinho da Costura Copyright © 2018 Design by Cali Criativa