Selinho clubinho da costura

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Como fazer tiras de viés tradicional

Quando se trata de costura, muitos acabamentos são feitos com viés. Algumas pessoas optam por trabalhar com aqueles viés que compramos prontos, outras preferem fazer suas próprias tiras de viés. Essa escolha depende do projeto que está sendo desenvolvido (seja ele patchwork ou roupas).Caso você queira aplicar um viés da própria estampa ou cor do projeto (ou alguma outra muito específica) cortar suas próprias tiras é a melhor opção. Isso sem falar que os viés comprados muitas vezes não tem o mesmo toque do tecido utilizado (sim, encontramos alguns tipos de viés pronto de cetim, mas as vezes eles não se encaixam muito bem na peça que está sendo costurada, por questões de cores e toque do cetim).


Por isso, hoje vamos falar um pouquinho de como montar uma tira comprida de viés, para ser usada principalmente em projeto grandes de patchwork, roupas ou até mesmo para quem quiser de guardar esses viés para uso posterior.

Material Necessário:
Tecido (Obviamente!), régua reta (de preferência uma grande), alfinetes (opcional) e algo para riscar. Se você tiver um cortador circular e uma base de corte o trabalho vai ser mais rápido. Mas se não tiver, não tem problema, pode usar a tesoura mesmo!

Como fazer o viés tradicional:
1. Comece com um pedaço de tecido retangular (o tecido precisa estar cortado no fio reto, não torto ou no sentido viés do fio). Aqui há um link explicando o que é o fio no sentido viés. Se você está trabalhando com a largura total do tecido, retire as ourelas, como na imagem abaixo. Em seguida, risque uma margem de costura de 1cm nas bordas inferior e superior (pelo avesso do tecido) - na imagem representado em vermelho. Essas linhas vão auxiliar a costurar as tiras depois. 


2. Dobre o canto superior direito do retângulo para baixo, até encontrar a borda inferior do tecido. Vinque a dobra e corte ao longo desse vinco, formando o lado de um triângulo. O corte formará um ângulo de 45º, que é o fio viés do tecido. A partir desse ângulo vamos cortar o resto das tiras de viés. 


3. Agora é só riscar o resto das tiras, partindo do corte diagonal, com a largura que você preferir. Meça e corte todas as tiras iguais. Lembre-se de multiplicar a largura final do viés por quatro; Por exemplo, se você quer que o viés pronto tenha 1cm, corte tiras de 4cm. Conforme você vai riscando, vai ver que as tiras vão ficar mais curtas, portanto esse triângulos amarelos podem ser usados para outra coisa.


Dica: As vezes para cortar tiras de viés em tecido muito grandes, pode-se dobrar o tecido ao longo da linha do fio viés, e assim cortar o tecido duplo. Economiza-se espaço e tempo. Segue a imagem abaixo:


4. Depois de cortar todas as tiras, é só costurá-las umas nas outras:

Alfinete as extremidades de duas tiras, direito com direito do tecido, formando com elas um ângulo de 90º, como mostra a imagem. Sim, vão ficar essas pontinhas para fora. Certifique-se de que quando começar a costurar, a costura comece exatamente na largura dessa pontinha que ficou para fora. Olhe com cuidado a imagem, para evitar que fiquem partes mal costuradas. 
Depois de costurar, abra as costuras e corte o excesso.


Pronto. Assim nasce o viés tradicional!

Se você pegar um viés comprado, verá que ele tem emendas exatamente como estas. Lendo essa postagem pode parecer um pouco complicado, mas na prática é muito muito mais fácil!

Esse passo-a-passo foi adaptado do blog Oliver + S

Postado por Débi {LuscoFusco Criações}

6 comentários:

Tina Bau Couto on 6 de setembro de 2013 às 08:57 disse...

AMO acabamento com vies :)

Adelaide Araçai on 8 de setembro de 2013 às 19:53 disse...

Adorei principalmente para quem não tem "muita" pratica assim desenhado fica mais fácil entender.

Muita Luz e Paz
Abraços

Unknown on 16 de dezembro de 2014 às 06:31 disse...

muto bom

Sonia Frei on 4 de abril de 2016 às 06:32 disse...

Que lição super! Muito agradecida a vocês do Clubinho da Costura!

Anônimo disse...

Valeu, obrigada me ajudou muitooo!!!! Izabele Ferreira

PINK on 24 de setembro de 2018 às 12:25 disse...

voce faz vies sob encomenda? ou sabe quem faz?

Postar um comentário

 

Clubinho da Costura Copyright © 2018 Design by Cali Criativa