Selinho clubinho da costura

terça-feira, 16 de julho de 2013

Maratona de Patchwork - 11º Desafio: Bloco Bolha


Hoje trouxe um dos blocos que eu mais gosto!! Bloco este, que por sinal, apareceu lá no nosso grupo do Facebook um tempo atrás e que muita gente gostou. Este bloco é o nosso penúltimo na Maratona (não choremm!!), porque estamos chegando ao fim dessa correria deliciosa de costura.

Mas enquanto não acaba, vamos aproveitar né?



Sobre o Bloco Bolha: ele pode parecer difícil a princípio, mas é bem bacana de fazer. Dá um certo trabalho, mas o resultado fica incrível (e muito fofo!!!). Eu já testei a técnica e fiz uma almofada, mas vocês pode fazer o que quiserem!

Para esse bloco serão necessários dois conjuntos de quadrados: quadrados para a parte de cima, que formam a bolha, e quadrados para a parte interna, que não ficam visíveis, mas são a base do efeito "bolha".
Os quadrados de cima (da bolha) podem ser cortados com 15cm x 15cm, em tecidos coloridos (aconselha-se fazer um desenho antes para definir quais as cores e a quantidade de quadrados). Para os quadrados internos, use um algodão cru simples, pois ele não aparecerá, de 11,5cm x 11,5cm. Corte ambos na mesma quantidade, pois eles formam pares.


Agora vamos alfinetar para costurar e formar a bolha. Pegue um quadrado de cada pilha. Alinhe um dos cantos do quadrado pequeno a um dos cantos do quadrado grande, pelo lado avesso do tecido. Alfinete.


Continue alfinetando, até prender todos os quatro cantos dos quadrados.




Agora vamos fazer algumas pregas. Pegue o quadrado alfinetado e com o tecido que está em excesso nos lados forme pregas (pode ser prega lateral, fêmea ou macho). Siga as imagens abaixo ou assista o vídeo!




Costure todos os lados do quadrado, prendendo as pregas. 





Repita a operação até que todos os seus quadrados estejam devidamente costurados. Então, costure todos os quadrados juntos, seguindo a nossa velha técnica já conhecida do Nine Patch (cuidado com os cantos hein! Vamos encontrar as costuras!)



Agora vamos encher as "bolhas". É super simples. Faça um pequeno corte no tecido interno, para abrir a "bolha". Mas TENHA CUIDADO. CORTE SOMENTE O TECIDO INTERNO! E o corte pode ser pequeno, sem exageros. Repita a operação em todos os quadrados.




Então encha, uma à uma as bolhas, com fibra siliconada. Lembre-se que as bolhas precisam ficar mais firmes, então não poupe fibra! Ao final, costure os buracos que abriu e aplique um forro. 


E pronto! É só se agarrar no bloco bolha e não soltar mais hahahahaha

Quem quiser mais ideias para fazer o seu, entra no blog Awaiting Ada, que lá tem vááárias inspirações. 


Postado por Débi {LuscoFusco Criações}

9 comentários:

Cici Senhoretti on 16 de julho de 2013 às 11:14 disse...

Que fofo!! Nunca tinha visto.
Será que consigo fazer um?
Adorei.
Bjns
:)

Jocilene on 16 de julho de 2013 às 13:41 disse...

Tenho acompanhado a maratona (mas só acompanhado mesmo por enquanto, pois peguei na metade já)e achei sensacional! Assim que me organizar quero testar cada técnica... Esta última parece incrível. Só faltou mesmo a foto com o resultado final deste PAP que vc mostrou... Fiquei na expectativa!

Gosto muito do seu blog! Beijos!

Unknown on 16 de julho de 2013 às 15:53 disse...

Ficam lindos os trabalhos com esses blocos. Ano passado fiz tipo uma toalha para uma mamãe colocar seu bebê quando fosse fazer a troca da fralda. Ficou lindo!

Beijos, Débora Oliveira

Unknown on 16 de julho de 2013 às 18:03 disse...

Que lindo! Gostaria de um desses!
Bjs
Mel

Unknown on 17 de julho de 2013 às 08:37 disse...

Esse bloco é muito lindo, no blog flor de prenda tb tem um PAP, ela alfineta as pregas de um jeitinho diferente, acho que fica mais bonitinho, dêem uma passadinha lá... o link é http://www.flordeprenda.com/2009/01/enxoval-de-bero-parte-i.html... neste blog tem várias inspirações para este bloco!

Unknown on 22 de julho de 2013 às 16:29 disse...

Nunca tinha visto uma ideia assim,que esplendoroso e que trabalhão deve ter dado a fazer. Fica com deus,me visita também se assim quiseres. http://pontodecruzdamafalda.blogspot.pt

ANALAICE on 4 de agosto de 2013 às 19:05 disse...

Consegui fazer...

http://analaice.blogspot.com.br/2013/08/maratona-de-patchwork-11-etapa-bloco.html

Bjs...

Unknown on 30 de janeiro de 2014 às 20:07 disse...

great job! adorable!

liaecria on 22 de fevereiro de 2014 às 17:53 disse...

que lindo esse tapete e parece muito confortável tambem, vou tentar fazer um, curtir bastante seu blog mefaca uma visita em meu blog www.liaecria.blogspot.com

Postar um comentário

 

Clubinho da Costura Copyright © 2018 Design by Cali Criativa