Selinho clubinho da costura

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Maratona de Patchwork - 8º Desafio: Bloco coração


Olha só, mais um desafio da nossa linda Maratona de Patchwork do ClubinhoDaCostura!

Um bloco muito lindo, em formato de coração, pra gente morrer de amor!
Parece difícil? Antes de se desesperar, olha pra esses blocos e vê que fofos!! Não tem como não tentar... E vou te dar uma dica! Vai seguindo um passo de cada vez, quando você menos esperar, seu bloco estará prontinho e lindo, porque de difícil não tem nada! É incrível! Vamos lá?



Bloco Coração
Imagens: diaryofaquilter



O primeiro passo é separar os tecidos.
Você precisar de 3 cores ou estampas! Uma para o fundo, outra para o coração maior e outra para o coração menor. Vá lá catar os tecidos, imaginar, sonhar com seu coração prontinho! ^^

Nesse tutorial foram usados tecidos vermelhos com estampas diferentes!


Agora vamos cortar!
Muita calma nessa hora... As medidas estão todas em polegadas, então o ideal é você usar uma régua que tenha a marcação em polegadas. Se você não tiver, aí você converte, mas pode ser que fiquem valores quebradinhos sabe? Tenta cortar no valor mais aproximado possível!

Tecido A
2 retângulos de 3.5 "x 6.5"

Tecido B
3 retângulos de 3.5 "x 6.5"
4 quadradinhos de 3,5"
4 quadradinhos de 1.5"
1 quadrado de 4"

Tecido C
1 retângulo de 3.5 "x 6.5"
6 quadradinhos de 3.5"
1 quadradinho de 4"

Depois de cortar todos os pedaços com carinho, é hora de começar a mágica! Não pensei que vai ser difícil, nem imagine que não está entendendo tah? Apenas siga um passinho por vez.

1º) Pegue os dois retângulos do tecido A, e coloque sobre as extremidades superiores deles, os 4 quadradinhos de 1.5" do tecido B. E na parte de baixo coloque 2 quadrados de 3.5" do tecido B também. Assim como mostrar a imagem. Pode alfinetar se quiser! E então você costura na diagonal dos quadrados do tecido B.

Obs. O tecido A fica virado pra cima e o tecido B fica virado pra baixo tah? Direito com direito. E as costuras na diagonal do quadrado maior tem que ser de cima para baixo e de fora para dentro, para formar a parte de baixo do coração.

Depois cortar a margem além da costura. (Olhe bem a imagem que é simples!)


2º) Abra a costura, e una esses dois retângulos, como mostra a imagem abaixo! Passe com o ferro pra te ajudar! Pronto, em apenas dois passos você já tem o coração menor... Viu? Parece difícil mas não é!


3º) Agora pegue 2 retângulos do tecido B, coloque virados pra cima, e na extremidade de baixo dele coloques dois quadrados  de 3,5" do tecido C, virados para baixo. Direito com direito novamente. E costure também na diagonal do quadrado, mais uma vez, cada um deles com a costura apontando para o centro e para baixo. Assim:


Depois desvire e passe, e então você terá dois bloquinhos assim:



Agora vamos dar uma parada e observar o que já fizemos!
Veja que você já tem o centro do bloco, e já tem as duas laterais pronta, certo??



4º) Vamos então fazer os 4 cantos, que é super fácil. Observe que os 2 cantinhos de baixo, você vai usar apenas 2 quadradinhos de 3,5" do tecido C. Não precisa costurar nada.
E os dois cantinhos de cima, basta pegar 2 quadradinhos de 3,5", um do tecido B e um do tecido C. Coloca direito com direito e costura na diagonal, simples assim, como nós já fizemos anteriormente. Faça isso 2 vezes para formar os 2 cantos de cima do bloco.




Pronto, agora só está faltando a parte de cima e a parte de baixo do bloco... Preste atenção e vamos fazer agora!

5º) Nessa etapa você já vai ter percebido os pedaços que sobraram de todos aqueles que você cortou neh? Então vai ser fácil entender. Você vai usar a mesma técnica que usamos antes. Um retângulo com dois quadrados nas extremidades e costura. Dessa vezes os dois quadrados serão de 3,5", um de cada lado.

Faça um retângulo do tecido B com dois quadrados do tecido C, e um retângulo do tecido C com dois quadrados do tecido B. Costure na diagonal, novamente, uma pra cada lado, encontrando-se no centro do retângulo (veja a figura da esquerda). Depois é só cortar e desvirar e ficará assim: (veja figura da direita).


Agora nós temos todas as partes do nosso coração... Vamos arrumar sobre a mesa, e ver se está tudo ok! Nesse momento se você tiver feito alguma peça errada, refaça essa parte. Veja se seu coração está assim:


6º) Agora vamos pra costurar reta, unindo todos os blocos que fizemos e formando o nosso lindo coração! Sempre desvirando e passando com carinho para ter melhor acabamento.

E seu coração estará prontinho! E você sentirá um orgulho imenso por esse bloco tão amoroso! =}



Espero que tenham gostado, que tentem, que se divirtam!


Postado por Cali ♥ {OMundoDeCaliope}

6 comentários:

Tricia on 26 de junho de 2013 às 10:40 disse...

Que lindos! Recentemente fiz uma colcha pra minha neném com corações. É outra versão mas também serve como inspiração para suas leitoras. depois passa lá pra ver? beijocas! Tricia
http://triciaartes.blogspot.com.br/2013/06/retalhos-e-muito-amor.html

Di Rodrigues on 26 de junho de 2013 às 12:25 disse...

Que legal!
Esse eu nunca tinha visto.
Bjs.

Fascínio pelos Pontos on 27 de junho de 2013 às 10:17 disse...

Tantas ideias lindas :)
Parabéns :)
Obrigado pelas dicas ;)

Patricia on 28 de junho de 2013 às 08:57 disse...

uau, já estou ficando para traz nos desafios. O anterior ainda não tive coragem e esse..........aiai..............ele é maravilhoso amei, mais ainda não tive coragem
bj

ANALAICE on 6 de julho de 2013 às 20:56 disse...

Ola Calíope, finalmente consegui finalizar o Bloco Coração... Contei um pouquinho lá no face e também no Blog, "a saga", que foi concluí-lo...rsrsrs...

http://analaice.blogspot.com.br/2013/07/maratona-de-patchwork-bloco-coracao-8.html

Beijos e bom domingo...

Miriane on 3 de outubro de 2013 às 07:41 disse...

Lindo bloco!

Postar um comentário

 

Clubinho da Costura Copyright © 2018 Design by Cali Criativa