Selinho clubinho da costura

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Como costurar um zíper exposto

Costura precisa apenas fluir de uma etapa para a outra, sem muito barulho e sem incomodar. Então, aqui está um tutorial muito fácil para a criação de um zíper exposto, sem muito stress.




1. Entretelar: Corte dois pedaços de entretela de 2,5cm de largura x comprimento do zíper e aplique nos dois lados onde o zíper será preso (no lado avesso do tecido e nos dois lado SEPARADOS)

2. Marcação: Marque o final do seu zíper (na entretela já colada)

3. Costura de abertura: A abertura para mostrar o zíper deve ser grande o suficiente apenas para expor os dentes do zíper e um pouco mais para evitar que o tecido se prenda nos dentes e rasgue. Costure como na imagem acima, 6 milímetros mais a margem para costura (que é de 1cm). Ao chegar na altura onde você marcou o fim do zíper, faça um ângulo de 90º. Faça esse procedimento nos lados da peça.

4. Unindo os lados: Com os dois lados juntos (direito com direito), una-os com uma costura de 1cm, da marcação do final do zíper até a barra ou final da peça. 

5. Pique: Faça um pequeno pique em diagonal próximo à marcação do fim do zíper (como na imagem acima)

6. Passar o ferro: Com o auxílio do ferro, dobre para dentro as costuras superiores e abra as costuras inferiores ( as imagens mostram bem direitinho)

7. Aplicando o zíper/ alfinetando: Dobre a peça (virando direito com direito) de forma que os "triângulos" formados pelo pequeno pique que foi dado fiquem para fora, pois iremos fixá-los junto com o zíper. (é como costurar bolso com vivos). Alinhe o fim do zíper com o centro da costura. Certifique-se de ter colocado ele de forma que os dentes ficarão para o lado de fora da peça.

8. Aplicando o zíper/ costurando: Com o pé de máquina especial para costurar zíper, arremate o fim do zíper, costurando juntos os triângulos que ficaram para fora. (mas só os triângulos, cuide para não costurar a peça junto)

9. Alfinetando os lados do zíper: Depois de fazer o arremate no fim do zíper, vire-o. Então com um alfinetes fixe o tecido ao zíper, como mostra a imagem. Vamos costurar por dentro.

10 e 11. Costuras finais: Costure o zíper a partir da base (ou seja, o final dele) pela parte interna, retirando o alfinete que estava por fora e colocando-o por dentro. Faça o procedimento no dois lados.

Ao final, passe bem o zíper e pronto!

Este tutorial foi adaptado do site Pattern Runway

Postado por Débi {LuscoFusco Criações}

8 comentários:

Calíope Corrêa on 21 de junho de 2013 09:19 disse...

DEMAIS!!!

Vera Cristina on 2 de agosto de 2013 08:10 disse...

Obrigada pela dica. Imaginei mais ou menos assim mas nem pensei na entretela. Obrigada

Daniela de Jesus Araújo on 6 de dezembro de 2013 09:33 disse...

Oiii! Tentei fazer umas 4 vezes e fracassei. O final do meu ziper ñ fica um quadradinho como na figura 9. Faço todo o passo a passo, mas quando chega na parte de prender o final do ziper nos triângulos, ñ fica bom. Help please!!!!! Ñ consigo identificar onde está o erro.

Anônimo disse...

Que máquina uso para acabamento em tule?

Alvaro Jose Guimaraes Batista on 1 de dezembro de 2015 19:56 disse...

Obrigado pela informaçao que me passou pregar ziper exposto...

Silvana Cardoso on 6 de outubro de 2016 18:08 disse...

Obrigada consegui com sua fotos depois que tentei várias vezes. O segredo é o espaço da linha do zíper com a da costura da linha abaixo figura 3 e 4

Anônimo disse...

Eu amei tanto tempo costurando e aprendendo com vocês. Obrigado

Anônimo disse...

Gostei
Adoro custurar

Postar um comentário

 

Clubinho da Costura Copyright © 2012 Design by Cali Criativa