Selinho clubinho da costura

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Dicas de Costura para iniciantes (Parte 2)

Continuação da postagem Dicas de Costura para Iniciantes. Quem perdeu a primeira parte, pode ler a postagem clicando aqui.


...

5)Fazendo seus próprios moldes
Se eu encontro um tutorial em particular que eu morro de amores e eu sei que eu vou querer fazer outra vez, eu corto as peças específicas do molde em papelão para poupar tempo quando eu for fazer o projeto novamente no futuro. Por exemplo: No tutorial da minha niqueleira eu digo para cortar 4 vezes no tecido e 2 vezes na entretela, todos de 7" x 4 1/2" (medidas em polegadas). Para poupar tempo (porque eu sei que vou fazer essa mesma niqueleira outras vezes) eu primeiro corto um pedaço de papelão com as medidas solicitadas, então toda vez que eu for fazer esse projeto tudo que eu preciso fazer é colocar o molde sobre o tecido ou a entretela e cortar ao redor dele, ao invés de medir tudo novamente. Eu tenho uma caixa plástica cheia de pedaços de moldes, os quais eu escrevo o tamanho e o nome do projeto. Sempre que eu compro um novo par de sapatos eu guardo a caixa e uso o papelão dela para fazer moldes.

6) Devagar e constante ganha-se a corrida
Quando você está costurando na sua máquina de costura, certifique-se de que você mantém uma pressão no pedal e um ritmo moderado. Eu nem sei dizer quantas vezes quando eu recém havia começado a costurar e não coloquei a pressão adequada no pedal e pisei muito forte ou muito rápido e a máquina saiu "voando" pelo meu tecido. Isso me assustava toda vez, e eu pulava e mexia todo o tecido, então costurava todas as linhas tortas. Certifique-se que a agulha está na posição baixa quando você começar a costurar e pise leve no pedal. Uma vez que você tem um ritmo moderado, preste atenção na pressão que você está fazendo no pedal e tente repeti-la toda vez que costurar. Depois de um tempo, a pressão que você faz vai ser apenas memória muscular e você não vai mais ter que pensar sobre o quão duro pisa no pedal. É como dirigir um carro, depois que você aprende, nunca mais esquece.



7) Não economize na linha
Comprar a linha mais barata que você encontrar só vai criar mais problemas para você no final. Linhas baratas causam problemas no sistema de tensão da sua máquina, o que pode resultar em pontos falsos ou então na linha embolando no seu projeto (o que aconteceu comigo por um tempo). (A blogueira então indica a linha Gütterman, usada principalmente em quilts). O que eu normalmente faço é comprar o maior rolo deste tipo de linha em uma cor neutra (como o branco ou cinza claro) e então uso em todos os projetos. Isso me permite encher muitas bobinas antes de costurar (porque eu odeio encher bobinas) e assim elas já estão cheias em caso de a linha acabar.

8) Aparando cantos e excessos
Se você está costurando algo que precisa ser desvirado do avesso no final, confira se você cortou os cantos antes de virar para o lado certo. Isso vai facilitar na hora de empurrar para acertar os cantos porque eles não vão estar com excesso de tecido por dentro. Também, você pode aparar os tecidos em excesso nos lados em que você vai virar (imagem abaixo).


Viram como os cantos estão cortados?

9)"Encaixotando" os cantos inferiores de uma bolsa
(também conhecido por "caixinha de leite", por parecer uma caixa de leite)
Eu fiquei super feliz quando descobri como fazer isso. É um pouco difícil explicar em palavras, então para isso vou mostrar algumas fotos.


Antes de virar a sua bolsa para o lado direito, aperte os cantos juntos para que a costura inferior e a costura lateral fiquem alinhadas 


Costure uma linha transversal às costuras que estavam alinhadas, como na imagem acima. Nota: Quando mais longe do canto você costurar, maior ficará o efeito de "caixa" na parte de baixo da bolsa.


Corte o excesso do canto.


Vocês vêem como o fundo da bolsa é mais bonito agora?

10) Os benefícios do pesponto
Você já costurou alguma coisa que precisava ser desvirada para o lado direito e que no final fica com um buraco de vários centímetros em um dos lados para ser fechado (como uma bolsa ou uma almofada)? Existem muitos tutoriais mostrando como fechar essas aberturas e fazer a chamada costura invisível. Pessoalmente, apesar de ter tentado várias vezes eu não consigo dominar o tal ponto escondido,ou costura invisível. Meu método para evitar esse processo à mão é pespontar meu projeto sempre que possível. Sim, é mais demorado e talvez hajam projetos que vocês não queiram pespontar, mas vale a pena experimentar. 


Por exemplo, essa capa para Iphone foi pespontada ao redor de toda a peça

Contudo, se você não se sente apta para fazer o pesponto, ou não quer essa costura aparente na sua peça, aqui há um ótimo tutorial de costura invisível: COMO FAZER COSTURA INVISÍVEL 


Espero que esta lista de dicas tenha sido útil! Se vocês, mesmo no início, aprenderam com algum erro meu, já estou feliz!


Adaptado e postado por Débi {LuscoFusco Criações}

1 comentários:

Marina Brandão on 17 de março de 2016 19:00 disse...

Estou amando o teu blog. Grata por compartilhar seu conhecimento.
Marina

Postar um comentário

 

Clubinho da Costura Copyright © 2012 Design by Cali Criativa