Selinho clubinho da costura

quinta-feira, 14 de março de 2013

Dicas de Costura para iniciantes (Parte 1)


A cada dia que passa o Clubinho está maior e eu me surpreendo a cada dia quando vejo a quantidade de pessoas que chegam tanto aqui, como no Facebook ou na Fan Page. E dessas pessoas, muitas são iniciantes na costura, estão querendo aprender conosco, neste que é um espaço especial para trocarmos ideias e compartilharmos experiências. Afinal de contas, ninguém nasce sabendo e a troca de dicas e vivencias nos faz evoluir a cada dia.

Então a postagem de hoje é especial para as iniciantes:
Outro dia encontrei uma postagem de uma blogueira estrangeira, dando dicas para as novas costureiras. Achei o que ela escreveu tão interessante que decidi traduzir, adaptar e postar aqui para vocês! Separei em duas postagens, pois o texto é grande. (Gostaria de registrar que adaptei alguns termos e retirei algumas poucas partes não relevantes).

Dicas de costura para iniciantes (Por Caroline - Cold Hands, Warm Heart)

"Eu não me considero a melhor no mundo da costura, no entanto, tenho costurado a alguns anos e aprendido algumas coisas neste tempo todo, que sinto pena em não compartilhar.(Nota: Comecei a costurar mais ou menos aos 8 anos quando minha vó me deu uma velha caixa de costura dela. Naquela época, meus projetos de costura consistiam em cortar as pernas dos meus jeans e depois costurar o fundo para fazer uma bolsa de jeans ridiculosamente feia. Eu pensava que era incrível e que aquelas bolsas me tornariam famosa um dia).

Se você é como eu, auto-didata na costura, então você sabe que costurar é um processo gradual que inclui nos depararmos com bocados de informações ao acaso que, ao longo do tempo, melhorarão suas técnicas e nível de habilidade.

Aqui está uma lista de coisas que eu desejaria ter sabido antes e alguns artigos de blogs que me ajudaram ao longo do caminho:

1) A importância de passar e vaporizar seus projetos
Isso é um pouco embaraçoso de admitir e eu realmente não sei bem porquê, mas até cerca de um ano atrás eu sequer tinha ferro de passar. Quando eu trabalhava em um projeto de costura de um tutorial seria apenas pular a parte do ferro, como se fosse só uma recomendação. Não sei se eu pensei que talvez meu noivo começasse a me pedir para passar todas as suas roupas, já que eu tinha um ferro. Que erro eu estava cometendo...Ferros são baratos e não leva muito tempo para passar um projeto. O benefício de quão bonito, profissional e elegante meus projetos pareciam após passar e vaporizar superava imensamente qualquer roupa que eu tenha que passar do meu noivo, já que agora eu tenho um ferro. Agora todas as minhas costuras de junção retas são chapadas porque o tecido não se amontoa e os itens que tem dobradura (como uma carteira que se dobra ao meio ou uma clutch que tem a aba dobrada) ficam fechados mais facilmente. Desde que descobri as maravilhas de passar ferro eu passo o projeto todo do início ao fim, as vezes mais do que posso contar. E para finalizar eu uso a função vapor. Acredite em mim, seus projetos vão ficar com um acabamento muito melhor. Você nunca mais vai querer ficar sem ferro.

2) Entretela...Minha nova melhor amiga
Outro fato embaraçoso é que até poucos meses atrás eu nunca havia usado entretela. Eu realmente não entendia exatamente o que ela era ou qual tipo eu deveria usar para fazer um tutorial em que ela era pedida.
Entretela é um material de estrutura, que dá peso e estabilidade para os seus projetos. Ela vem em dois tipos diferentes: Colante (que tem pequenas bolinhas de cola em um lado, que quando passamos o ferro grudam no lado avesso do tecido) ou Não-colante (o nome já diz tudo). Antes de descobrir a entretela colante, quando um tutorial pedia "entretela" na sua lista de materiais, eu usava somente fibra. Fibra vai funcionar...ok...eu acho. Mas depois que você usa entretela colante você não quer saber de mais nada! Eu amo entretela. Demora um pouco para colar no tecido, é outra coisa para medir e cortar e é mais uma costura...mas é maravilhoso que mesmo que com os contras valha a pena. Eu tenho uma enorme caixa cheia de entretelas dos mais diversos tipos amarradas com elásticos (A blogueira conta qual é a sua entretela favorita e indica alguns tipos, que são conhecidos por outros nomes aqui no Brasil. Nós temos muitos e muitos tipos de entretela, de tecido e de papel. O melhor é ir nas lojas de tecido e sentir o toque delas e pedir indicações para os vendedores sobre qual tipo usar em cada projeto).

Aqui está o exemplo de uma niqueleira sem entretela e outra com entretela:


Acima a niqueleira que não está entretelada. Vejam como ela parece um pouco mole e inconsistente? Isso faz parecer um pouco "barato" e nada profissional, na minha opinião. (Isso foi feito antes de descobrir as maravilhas da entretela)


A niqueleira acima está entretelada com uma entretela grossa, que dá peso ao trabalho. Veja como ela parece firme, estável e o tecido parece esticado e sem rugas? Eu acho que a entretela deixa o trabalho muito mais profissional e completo, ainda mais se compararmos os trabalhos acima.

3) Usar alfinetes corretamente
Você irá notar que a maioria dos tutoriais dizem "alfinete seu projeto" em algum momento. Eu aprendi ao longo dos anos que se eles dizem para alfinetar, você deve alfinetar. Eu já tentei pular o passo de alfinetar pensando que eu estava apta para segurar meu tecido suficiente firme enquanto costurava e não seriam necessário alfinetes, porém...Com todas as coisas acontecendo enquanto você costura (manter uma velocidade estável no pedal, ter certeza que você está costurando certo, assegurando-se de que os tecidos estão alinhados, sentindo-se como um vesgo olhando para a agulha que sobe e desce, sobe e desce...) São tantas coisas acontecendo e saber que os alfinetes estão segurando seus tecidos alinhados é uma coisa a menos para se preocupar.

4) Invista em um cortador circular, base de corte e régua
Um cortador circular, uma base de corte e uma régua de patchwork vão deixar a sua vida milhões de vezes mais fácil na hora de cortar seu tecido. Suas linhas ficarão retas e você pode cortar várias camadas de tecido ao mesmo tempo. Uma dica de economia de tempo que eu faço é se eu preciso cortar muitos pedaços do mesmo tamanho de diferentes tecidos, eu meço o primeiro pedaço perfeitamente. E então ao invés de ficar medindo cada peça, eu passo ferro meu primeiro pedaço e coloco sobre os outros tecidos, alinho a minha régua na borda e corto ao redor do primeiro pedaço de tecido que cortei primeiramente. Isso poupa tempo de ficar medindo cada pedaço e se você tem certeza que o primeiro pedaço está perfeitamente reto use a régua certificando-se de que está cortando bem na borda e terá o mesmo resultado que se cortasse cada pedaço separadamente.

CONTINUA SEMANA QUE VEM...

Débi
LuscoFusco Criações

19 comentários:

Ideias graciosas on 14 de março de 2013 às 20:16 disse...

Muito legal! Parabéns.

Ideias graciosas on 14 de março de 2013 às 20:17 disse...

Muito legal! Parabéns.

Pri Helmberger on 15 de março de 2013 às 04:15 disse...

Débi, que super post.
Vou recomendar para as amigas costureirinhas.
Entretela é tudo! Barata e indispensável.
Da lista só me falta cortador e régua. Mas eu chego lá.
Adoro seus posts aqui no clubinho. :)

artemestre.artesdecorativas on 20 de março de 2013 às 19:16 disse...

Aqui de Portugal: adorei ;-)

artemestre.artesdecorativas on 20 de março de 2013 às 19:16 disse...

Aqui de Portugal: adorei ;-)

artemestre.artesdecorativas on 20 de março de 2013 às 19:17 disse...

Adorei ;-) muito bom mesmo;-)

Vania Claudia on 6 de maio de 2013 às 23:05 disse...

Estou amando tudo!!!!!!!!!!!!!!

Biart's Atelier on 19 de maio de 2013 às 23:04 disse...

Amei esse clubinho, muito bom . Parabéns!!! Bjinhos...

Iolanda on 1 de junho de 2013 às 11:21 disse...

Hoje me sinto muito feliz de ter sido aceita por no clubinho , o qual não conhecia, desejo muito sucesso, parabéns pois gostei demais, e gostaria de aprender fazer casaquinho para criança de 18 meses de soft, vi seu vestidinho ameiiii. Deus a abençoe compartilhar seus conhecimento!!
Bjos
Iolanda

Anônimo disse...

Amei,como é importante ajudar quem realmente deseja aprender pelo ao menos o inicio da costura,agradeço quem escreveu,obrigada,Deus abençoe seu trabalho e dedicação.

Unknown on 14 de julho de 2013 às 19:27 disse...

Também adorei este post!

isabelita on 7 de agosto de 2013 às 22:33 disse...

Amei o post!!! Vai pros meus favoritos agora! :)

Unknown on 13 de outubro de 2013 às 20:01 disse...

Post maravilhoso!!! Tô adorando seu blog... Deus te abençoe!

Unknown on 14 de abril de 2014 às 12:05 disse...

Começando a vida de costura... ótimas dicas!!!!

Talita Bio on 6 de maio de 2014 às 22:35 disse...

Conhecendo o blog e a costura...parabéns pela page lindas dicas!! 💞👏

mariadeportugal on 16 de maio de 2014 às 06:20 disse...

Obrigada pelas dicas, são muito importantes. Ontem comecei a ver o seu blog e coloquei nos favoritos. Hoje vi mais e descobri estas dicas. Obrigada por deixar invistigar.
Maria Gaspar Portugal

Unknown on 17 de dezembro de 2015 às 00:26 disse...

Eu amei, terminei um curso agora e quero colocar em prática e vou buscar praticar, to muito positiva, amei a matéria, obg

Unknown on 19 de março de 2016 às 17:34 disse...

Amei!

Unknown on 10 de abril de 2018 às 15:34 disse...

Muito bom ,para nos a s iniciantes toda a informação é bem vinda.Obrigada

Postar um comentário

 

Clubinho da Costura Copyright © 2018 Design by Cali Criativa