Selinho clubinho da costura

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Cuidados com o ferro de passar



Que o ferro está entre os melhores amigos das costureiras ninguém pode negar. Tantos errinhos pequenos ele disfarça, tantos tecidos ele ajeita e melhorara a aparência e tantas costuras ele deixa bonitas e alinhadas...
Mas a verdade é que, assim como a máquina de costura, o ferro também precisa de cuidados para mantê-lo sempre em ordem  e em bom funcionamento.

LIMPEZA
Para que os ferros funcionem como o esperado, o item mais importante é a limpeza.

Depósito de água: Manter o depósito de água limpo evita que se forme ferrugem internamente, prevenindo assim que os tecidos fiquem manchados ou que o ferro seja danificado.Encontramos pela internet várias maneiras diferentes para limpar o depósito de água, então vou indicar aqui uma delas: coloque mais ou menos uma colher de sopa de vinagre branco quente misturado com água dentro do recipiente da água e deixe que vá saindo pelos buracos do ferro . Ligue-o em baixa temperatura somente depois que já tiver colocado o vinagre, para evitar acidentes. Deixe o depósito esvaziar por completo. Para tirar o cheiro de vinagre do ferro, faça o mesmo processo usando somente água. (Para fazer esse processo, uma boa dica é abrir as janelas, porque o cheiro do vinagre pode incomodar)

Base: Muita gente costuma dizer que passar vela, esponja de aço ou sal limpa a base, porém essas técnicas a longo prazo podem danificar o aparelho. O ideal mesmo é limpar a base com um pano úmido e detergente neutro (com o ferro desligado e frio!!). Evitem usar produtos que possam desgastar a base, como sapólio,produtos de limpeza pesada ou esponjas de aço. Depois  de secar a base, passe uma pequena camada de cera para automóveis incolor, para que o ferro deslize melhor.

CUIDADOS COM A TEMPERATURA:
Cada tipo de tecido exige uma temperatura adequada. Colocar o ferro em uma temperatura mais alta pode queimar o tecido e quando este for sintético grudar na base do ferro, ou colocar em uma temperatura mais baixa pode fazer vazar água e manchar a peça. O ideal é ler o manual e seguir as indicações de temperatura para cada tipo de material.

EVITANDO ACIDENTES:
Muitos acidentes domésticos acontecem com o ferro de passar roupas, por isso é importantíssimo tomar algumas precauções:
Manter crianças longe do ferro;
Evite ligar e desligar o ferro constantemente;
Conferir a voltagem antes de ligar o ferro na tomada;
Sempre desligar o ferro da tomada quando for colocar água no depósito;
Quem costura costuma deixar o ferro ligado durante o trabalho, por isso é importante lembrar de desligar antes de finalizar as atividades. (Experiência própria: uma vez esqueci o ferro ligado a noite toda, um perigo imenso, sem falar na conta de luz);
Espere a base esfriar antes de guardar o aparelho;
Evite usar ferros que estejam com fios danificados;

Quem souber outras maneiras de limpar o ferro ou outras dicas que não estão aqui, deixem suas indicações!

 Débi

5 comentários:

Rovênia on 21 de fevereiro de 2013 10:50 disse...

Oi Débi,

Amei as dicas e vc me fez lembrar que preciso de um ferro de passar novo. O meu está triste! A dica do detergente neutro e da cera de automóvel é genial. Abraço grande!

Daniella on 21 de fevereiro de 2013 11:34 disse...

Oi Débi, super útil a dica. Uso bastante o ferro para ajeitar os tecidinhos.

E obrigada pela visitinha no meu cantinho. hehe
bjs

Marcela Torres on 21 de fevereiro de 2013 14:05 disse...

Excelentes dicas!
Bjokas,
http://minhamoda-meuestilo.blogspot.com.br

Patricia on 21 de fevereiro de 2013 16:32 disse...

nossa Débi dicas fenomenais, é sempre bom relembrar e colocar em prática né

Pri on 22 de fevereiro de 2013 05:13 disse...

Que super post, Débi.
Eu amo os seus posts. São muito profissionais e úteis para nós costureirinhas!
Que bom senso seu preparar esse post pra gente.
É muito importante mesmo.
Sempre coloquei água com ele ligado, nunca parei pra pensar. Vou mudar esse hábito!
Obrigada pelas dicas ♥

Postar um comentário

 

Clubinho da Costura Copyright © 2012 Design by Cali Criativa