Selinho clubinho da costura

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Aplicação do Kaizen no nosso dia-a-dia


Minha vida anda uma loucura, daquelas que acontece raras vezes na vida. Chegou a hora de me mudar para o Rio de Janeiro! Eu, que morava na Serra Gaúcha, há muito tempo vinha esperando e planejando essa mudança, que enfim aconteceu! Mudança, mudança, ainda não, porque o apê está em obras e eu ainda não voltei a trabalhar (por falta de espaço, aqui não tenho nem como improvisar um ateliê na cozinha!) E vou dividir com vocês: ficar se criar e costurar é muito ruim! Quem já se mudou e passou por essa fase deve saber como é. Parece que falta alguma coisa (e falta né), ando na maior deprê criativa. Quero meus tecidos e tesouras de volta logooo!!!

Enfim, as coisas ainda não se organizaram por aqui, mas a vida não pode parar. Nem a coluna Alinhavando Ideias aqui no Clubinho. Por isso, vamos lá!

No meio da organização da mudança encontrei alguns arquivos guardados da época em que eu fazia faculdade. Entre eles, um trabalho sobre o Kaizen. Achei que esse tema tinha tudo a ver com esse momento, pois fala de mudança e melhoria.




Sobre o Kaizen:
O Kaizen é uma palavra de origem japonesa, que significa "mudança para melhor". Visto como uma melhoria contínua, na vida pessoal e profissional, é hoje sermos melhores do que ontem e amanhã sermos melhores do que hoje.

No método Kaizen, há uma busca pela melhoria diária, em que nenhum dia deve passar sem que alguma evolução seja alcançada. Mesmo que essas melhorias sejam pequenas, o importante é que sejam contínuas e permanentes, assim aos poucos elas se tornarão grandes mudanças.

Em teoria é simples assim, já na prática...

Aplicando a metodologia Kaizen na vida e nas costuras:
Ninguém nasce sabendo tudo. Muito menos senta em uma máquina de costura e sai costurando roupas, bolsas e técnicas complicadas de patchwork. A nossa vida, assim como nossas costuras, está em constante evolução e depende de nós que essa evolução seja o mais positiva possível.

A aplicação do método Kaizen na vida é relativamente simples, o difícil mesmo é manter a disciplina.

Vou dar um exemplo: decidi que precisava aprender novas técnicas de costura, dar uma renovada, buscar novas maneiras de costurar. Fui para as aulas de costura avançada e decidi que três vezes por semana ia costurar alguma coisa aplicando as novas técnicas aprendidas. Posso aos poucos aumentar essas três vezes por semana para quatro, ou quem sabe desistir de ir para a aula porque o trânsito está caótico ou está muito calor. Tudo depende de mim. Posso todo dia melhorar ou posso deixar de lado essa melhoria por pura comodidade ou preguiça.

Evoluir requer esforço, requer sair da zona de conforto.

O Kaizen, mais do que uma metodologia a ser aplicada, deve ser uma filosofia para ser seguida diariamente. Buscar a cada dia novos desafios, novas maneiras de fazer, criar, transformar, querer melhorar, mudar a nossa realidade através de esforço e disciplina, evoluir constantemente.

Uma coisa é certa: Nada grande foi construído em um dia só ( vejam só o Clubinho - modéstia pra que neh?), nem ninguém aprendeu algo duradouro sem esforço cotidiano. Esperar que as coisas caiam do céu não tira ninguém de onde está. A única coisa que cai do céu é chuva, o resto a gente precisa arregaçar as mangas e correr atrás!


Para as que se empolgaram e precisam de um norte para começar as mudanças, indico a postagem "Aplicando o conceito 5´s na costura", também metodologia japonesa de mudanças

Débi
LuscoFusco Criações

4 comentários:

Pri Helmberger on 14 de fevereiro de 2013 às 09:27 disse...

Olá Débi.
AMEI o post. Acho que essa metodologia explica a disciplina e conquistas japonesas. Percebe-se no comportamento deles, além do fator cultural, claro.
Eu achei o post super útil e inspirador pra mim porque ando num momento de desânimo.
Vou mantê-lo entre os favoritos com carinho pra sempre me animar. :)

Anônimo disse...

Bom dia, Débi! Adorei seu post! Sem conhecer a metodologia, acho que fiz disso uma maneira de viver, pois acho que mudanças são sempre necessárias. Só não são bem - vindas as mudanças provocadas por catástrofes, mortes, acidentes, mas aquelas que dependem de nós, da nossa maneira de agir e pensar, são importantes. Talvez encare assim pq fui alfabetizadora muito tempo e para que o aluno aprenda, vc precisa oferecer estímulos ou propostas que os façam sair da zona de conforto. Só assim a criança avança e se alfabetiza. Mas isso serve pra tudo na vida! Bjs e que suas mudanças tragam muita, muita coisa boa.

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu post ficou muito bom, tirou muitas das minhas dúvidas sobre essa filosofia de vida, continue assim!!!

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu post ficou muito bom, tirou muitas das minhas dúvidas sobre essa filosofia de vida, continue assim!!!

Postar um comentário

 

Clubinho da Costura Copyright © 2018 Design by Cali Criativa