Selinho clubinho da costura

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Quero um presente feito à mão!


Quando eu era criança, sempre via minha mãe fazendo presentes de Natal para dar para todas as minhas tias (e olha que são muitas!). Todos os anos ela inventava alguma coisa diferente e fazia todos com muito capricho, até o último. Ela sempre me disse que puxou isso da mãe dela (minha vó, óbvio) que também adorava fazer presentes para todo mundo. Acho que essa coisa do artesanato e do fazer à mão sempre esteve muito presente na minha família.

Talvez seja por isso que fico apavorada todo final de ano, porque somos bombardeados por propagandas "compre isso", "compre aquilo", "gaste todo seu 13º salário conosco". É tanta gente comprando e comprando que as vezes nos esquecemos do real espírito do Natal e de como ele é simples em essência.

Longas filas, shoppings lotados, pessoas estressadas, presentes industrializados - e massificados, por isso muitas vezes precisamos voltar a guerra no dia 26 para trocá-los por defeitos ou falta de identificação - muita gente fazendo dívidas desnecessárias. Será mesmo que precisamos disso?



Nesse Natal, eu quero ganhar um presente feito à mão.
Seja um doce, uma costura tímida, uma criação de um artesão renomado. Quero um presente que possibilite o desenvolvimento da comunidade, que valorize a mão-de-obra local, que contribua para outros natais felizes.
Quero aquele presente que foi pensado em cada detalhe, em que foram usados materiais escolhidos especialmente para ele e que possua uma linda história de amor. Amor pela arte, amor pelo craft.
E neste presente único, quero poder ver cada ponto escondido com cuidado, quero sentir o cheiro de ateliê com bolo saindo do forno, quero imaginar a alegria do artesão ao ver a peça pronta e poder sentir a sua sensação de que fez algo realmente especial para alguém.

Neste Natal, quero presentar meus amigos com criações artesanais. Sei que não vou me preocupar com filas enormes, nem com trânsito caótico, pois quando compramos algo de um artesão, temos a satisfação de escolher com calma, saber que a peça passou em boas mãos e que essa compra se transformará em benefício para uma família inteira. Posso saber quem exatamente fez o  produto e ver que há corações por trás de cada ponto bordado, por trás de cada pincelada de tinta, por trás de cada e-mail respondido.

Neste Natal, queremos lançar uma campanha especial. Uma campanha para que as pessoas repensem a sua forma de consumir e avaliem melhor seus presentes. Uma campanha pelo artistas, artesãos, pintores, costureiras e todos aqueles que acreditam que o Natal pode ser melhor e muito mais craft!

A gente conta com vocês para espalhar essa ideia por aí!

"A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem" (Oscar Niemeyer)

Débi e Calíope

LuscoFusco Criações
OMundodeCalíope

10 comentários:

Maria Marta Marques on 6 de dezembro de 2012 às 19:48 disse...

Oi, eu sou uma adepta desta sua ideia , gosto muito de presentear as pessoas que mais gosto com coisas feitas por mim.Muitas vezes aprendo um artesanato e faço primeiro para os outros e não faço para mim .bjs
Marta

simone on 6 de dezembro de 2012 às 20:18 disse...

Eu estou nessa também.Acho muito válido ganhar ou dar de presente uma peça feita por nós.Tem mais valor sentimental.Apoio essa ideia.
Bjs.

Rubia Marina Andrade on 6 de dezembro de 2012 às 21:41 disse...

Ando pensando da mesma forma, é muito gratificante fazer um presente que foi você quem fez ou sabe que quem fez, fez com muito amor.

Adotada a campanha, quem sabe eu poste no meu blog também..

Beijos

Pri Helmberger on 7 de dezembro de 2012 às 04:45 disse...

Eu nunca levei isso tão a sério como este ano e fico feliz por ver que o Clubinho também incentiva essa prática.
Não só porque favorece a nós, artesãs, mas transmite valores e existe um fundo moral e até social nisso tudo.
Vou espalhar por aí com carinho!
Adorei o post!

Vânia Pinho on 7 de dezembro de 2012 às 07:13 disse...

Pois é o que sempre faço...presenteio com algo feito por mim, pode não ter um valor $$$$ muito alto, porém junto o=com a "lembrancinha" vai todo meu amor e meu carinho e também vai muitas energias boas, sim...porque quando faço meus trabalhos estou sempre em alto astral senão nem faço kkkk.
Presentes feitos por artesão sempre tem uma história junto...sempre tem um sonho quando "a peça" está sendo criada e é isso que me cative e que me conquista.
Vou colocar o link deste post na barra lateral dos meus blog ok?

bjusssssss

Jussara Silva on 7 de dezembro de 2012 às 10:46 disse...

Concordo com tudo que vcs escreveram. Neste ano tanto os colegas de trabalho, amigos, assim como família e as professoras do meu sobrinho vão receber presentes feitos por mim. Bom findi meninas. Bjs.

Jussara
Caminhando na Arte

Teresita on 8 de dezembro de 2012 às 15:06 disse...

Hermoso blog! me gustan mucho tus trabajos. Que tengas una maravillosa Navidad junto a tu familia!

Regina on 10 de dezembro de 2012 às 15:59 disse...

Gosto de dar e receber presentes feito a mão,quando faço meu artesanato para presentear ,fico imaginando ,pensando ,desejando tudo de bom a cada pontinho que dou a cada detalhe que invento ,e tenho certeza que essa lembrança chegará as mãos do presenteado carregada de energia positiva e muito amor !!!
Um abraço e um natal de muita luz para você!!

Ana Sanches on 11 de dezembro de 2012 às 13:31 disse...

Meninas queridas,

Fizemos um post apoiando essa idéia... tá lá no blog hoje!!!!

Beijinhos....

diario de naii on 18 de dezembro de 2012 às 19:44 disse...

que bonito este blog, nao conhecia e apoio a ideia de dar presentes handmade!

Postar um comentário

 

Clubinho da Costura Copyright © 2018 Design by Cali Criativa