Selinho clubinho da costura

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Cuidados com a máquina de costura

 Hoje tive o prazer de costurar em uma máquina de  costura das antigas. E quando eu digo das antigas, quero   dizer que ela é da década de 1920. É uma Eterna e foi  uma doação, herança para uma neta que não sabia  costurar e que não queria ficar com a máquina.
 O estado da máquina é impecável. Costura super bem, e   foi adaptado um motorzinho para facilitar o trabalho.  Todos os desenhos dela estão visíveis e ela até brilha. Um  luxo mesmo. Certamente a primeira (e única) dona cuidou  muito bem dela.

 E para cuidar de uma máquina para que ela dure muitos  e muitos anos não é preciso muito esforço. Separei alguns  cuidados básicos que precisamos ter com as nossas  companheiras, sejam elas novas ou antigas e que vão  deixá-las sempre em ordem.


MANTENHA A MÁQUINA LIMPA: Se a máquina está toda suja por fora, imagina por dentro! Limpe a sua máquina com um pano úmido e com o auxílio de uma pinça e um pincel (algumas máquinas vêm com esses utilitários). Retire a caixa de bobina, limpe os dentes, deixe tudo em dia. Se você usa muito a máquina essa limpeza precisa ser mais frequente do que quem usa pouco;

LUBRIFICAÇÃO:  Toda máquina precisa ser lubrificada de tempos em tempos. Há máquinas (principalmente industriais) que têm a lubrificação automática. Para as que não tem, basta alguns pinguinhos para ela ficar boa. NÃO USE ÓLEO DE COZINHA. Os óleos lubrificantes especiais para as máquina são baratos e duram bastante. Quem tiver dúvida sobre como lubrificar a sua máquina, dá uma olhadinha no manual que lá diz. Para quem tem industrial, é necessário trocar aquele óleo que fica embaixo pelo menos 1 vez por ano (no caso da costura reta).
Após a lubrificação, costure com um tecido velho, pois o óleo pode escorrer e manchar a peça;

LEVE-A NO MECÂNICO: Essa dica vale para todas, mas principalmente para quem usa muito a máquina: é importante levá-la no mecânico para fazer uma revisão e dar um regulada. As vezes a gente nem nota que ela está com alguma falha aqui ou ali, então é importante que as vezes um profissional veja se está tudo ok, prevenindo estragos maiores;

NA DÚVIDA, NÃO MEXA: Quem aí nunca quis abrir a máquina toda, principalmente na hora da limpeza ou então quando enrolou mais linha do que devia por dentro? Mas na dúvida, não desmonte o que você pode não saber montar. O risco de montar tudo errado é grande, e o estrago que isso causa pode ser maior do que a gente pensa. Melhor evitar, certo?



CUIDADO COM AGULHAS TORTAS: . Uma vez uma professora me disse que uma agulha torta pode estragar a caixa de bobina (e trancar também, certamente muitas aqui já passaram  por essa experiência). Usar as agulhas corretas e sempre em bom estado fará com que a máquina trabalhe eficientemente. É bom sempre se informar sobre qual agulha é ideal para cada tipo de tecido. (Ao fim deixo um link sobre agulhas de máquina de costura)

6º PASSAGEM CORRETA DA LINHA: Certamente todas nós já embolamos linha na bobina. Isso na maioria das vezes acontece porque a linha está mal passada. E linha que embola na bobina, aumenta o risco de estragar a máquina, principalmente aquelas em que a dona é ansiosa e puxa tudo na pressa (quem nunca hein?);

CONSULTE O MANUAL: O manual deve sempre ser consultado em caso de qualquer dúvida. Ele foi escrito por quem realmente entende da sua máquina, então é a melhor fonte de consulta.
(Outra fonte riquíssima é o nosso grupo do Facebook!)



Leituras que eu recomendo:
Evitando acidentes na hora de costurar
5 dicas para evitar problemas com a máquina de costura
Tudo sobre agulhas para máquina de costura


Débi
LuscoFusco Criações

ps: Lembrando que na próxima semana, dia 15 de novembro, não haverá a coluna Alinhavando Ideias, porque esta que vos escreve estará em uma competição da área de vestuário em São Paulo. Na outra semana volto, não pensem que vão se livrar de mim! HAHHAHAHA

15 comentários:

Calíope Corrêa on 8 de novembro de 2012 14:02 disse...

Nossa, quantas vezes já puxei a linha que embolou com raiva!! Adorei as dicas amiga, vou tentar me policiar daqui pra frente! ^^

Bjus

Luciene Diniz on 8 de novembro de 2012 14:40 disse...

Parece ate que vc estava adivinhando , duvidas sobre minha maquina e o que nao me falta, apesar de ela ser bem explicada pelo manual , sempre tem uma coisa ou outra que so e dita por uma pessoa que ja costura a algum tempo.Agora vou ler os posts indicados por vc .
obrigada

Camila Schone on 8 de novembro de 2012 14:47 disse...

Adivinhou meus pensamentos também hahaha estou precisando lubrificar, mas com medo acabei não fazendo ainda..
melhor falar com quem entenda.. hehe
Beijão

Rita Lucia on 8 de novembro de 2012 14:56 disse...

Ótimas dicas.Vamos cuidar direitinho das nossas máquinas!!!!bjosss

Sarita Carneiro on 8 de novembro de 2012 15:06 disse...

Amei o post! Minha máquina é meu xodozinho e não uso tanto quanto gostaria...mas aprendi dicas importantes para cuidar dela!
bjs

Bia Hain on 8 de novembro de 2012 15:40 disse...

Ah, adorei suas dicas. Uma vez tirei a faquinha da máquina de overlock e depois não conseguia colocar no lugar, mas precisava terminar uma costura de qualquer jeito e era final de semana (oficinas fechadas!). Depois de mais de uma hora de tentativas frustradas, finalmente consegui, Resumindo: é sempre bom estar atento antes de mexer nas peças da máquina. Um abraço!

Tina Bau Couto on 8 de novembro de 2012 16:30 disse...

Amei esse post :)

E amei muito a maquininha de lego.

Tenho aqui dos tempos de ventiladores, batedeiras e eletros miniaturas de dar corda, uma maquininha de costura. Conhecem ou lembram desses brinquedinhos?
Vou tirar uma foto e mandar pra Cali colocar aqui :)

Beijos, pontos, alinhavos, zig´s-zag´s s, histórias e abraço acolchoado a vc Debi, A Cali e todas que conheço e tb as que não conheço por aqui, por ai ou por lá \o/

M de Maria Ateliê on 8 de novembro de 2012 19:34 disse...

Oi Débi!
São ótimas dicas, principalmente a "não mexa". rs
Sou adepta ao "pior não fica" quero resolver tudo logo.
Minha máquina, se sentiu inútil e simplesmente parou de funcionar.
Já li o manual, sei quase de cor.
Vou ter que chamar a assistência técnica mesmo, Santo Google não ajudou!rs
Vou ver no Face
E é nova, tratada com muito carinho.
Mas acho que carinho significa usar também, né?rs
bjs, ótimo post!
Boa sorte na competição!
Fofa essa máquina em Lego.

M@riana Damas on 8 de novembro de 2012 19:54 disse...

Eu tenho uma maquina dessas antigas tbm! Aquela pretinha, retinha, uma elgim de 1940 herança da vovó. nao uso ela pra preservar, só de enfeite no meu ateliê. Adorei o post e a maquininha de lego. beijos.

**Lih** on 9 de novembro de 2012 07:57 disse...

Olá,

Confesse que nunca fiz qualquer tipo de limpeza ou manutenção na minha Singer... desleixo!

Beijos!

phabiana on 9 de novembro de 2012 13:39 disse...

ótimas dicas! amei!! bjm phabiana.

Green Apple on 9 de novembro de 2012 15:11 disse...

Tenho maquina e não sei costurar kkk mas sou apaixonada mesmo assim eu kebro uns galhos kkk
Amei seu blog,espiah sempre concerteza Beijos
Aproveitando gostaria de convida-la para meu sorteio
greenappleartesanatos.blogspot.com.br

Edpaula Alves on 10 de novembro de 2012 09:31 disse...

Obrigada pela dicas meninas.
Nós que somos novatas na costura sempre precisamos de cuidados redobrados pela falta de costume.
Bjs

artesanato on 19 de novembro de 2012 15:29 disse...

Lindo seu trabalho, Parabens Forte abraço Renato Artesanato em MDF

César Costa on 8 de outubro de 2013 10:31 disse...

Nossa! Bem interessante esse post. Parabéns!

Postar um comentário

 

Clubinho da Costura Copyright © 2012 Design by Cali Criativa