Selinho clubinho da costura

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Sobre o nosso tecido predileto


Somos amantes do tecido de algodão. Vivemos vasculhando lojas e armarinhos atrás das melhores cores e estampas, mas a matéria prima mais amada jamais muda.
Mas vocês sabem da onde vem o algodão e como ele se transforma em lindos metros de tecido?
Não se sabe ao certo quando o homem começou a utilizar o algodão, nem onde. Graças aos arqueólogos conseguimos algumas informações sobre a sua origem, mas elas ainda são poucas. Indícios mostram que o algodão foi usado no Egito 12 mil anos antes de Cristo, mas foi a Índia que liderou a sua produção antes de 2.500 a.C. Aqui na América do Sul, o cultivo do algodão começou no Peru, onde eram feitas roupas.


O algodão é proveniente da semente de uma planta conhecida por algodoeiro. É uma das principais plantas domesticadas pelo homem e cultivada comercialmente em mais de 65 países. No total, essa fibra representa 40% das vestimentas produzidas no mundo, e aqui no Brasil é utilizada em quase 60% da produção nacional de roupas.
O nascimento do algodão funciona assim: a terra recebe a semente, que brota, cresce e dá uma flor que pode ser de várias cores diferentes. Depois vem o fruto, chamado de maçã ou capulo, que quando está maduro, abre a casca e de lá sai a pluma de algodão, com a qual serão feitos fios para tecer o tecido.



Não é à toa que ele é o tecido mais utilizado para artesanato. Suas principais características são a boa absorção de água, toque macio e agradável (já sabemos!), a capacidade de ser tingido é muito boa (assim como a estamparia é fácil) e resiste bem às lavagens.

POR QUE LAVAR O TECIDO ANTES DE USAR?
Todo mundo já cansou de ouvir que devemos lavar o tecido antes de usá-lo. Isso deve ser feito para evitar que o tecido encolha, já que o algodão (assim como a lã) tende a encolher com a lavagem. Além disso, a gente nunca sabe por que lugares aquele tecido andou né!

COMO SABER QUE COMPREI UM TECIDO 100% ALGODÃO?
Há lojas que adoram vender gato por lebre. O tecido de algodão misturado com sintético barateia o produto, mas muitas lojas vendem os misturados pelo mesmo preço do 100% algodão. Para tirar a prova, pegue um pedacinho de tecido e queime uma pontinha. Se o tecido for 100% algodão você vai sentir um cheiro de jornal queimado e a fumaça será branca, além das cinzas lembrarem papel queimado. (se fizer isso em casa, faça com cuidado, pois o algodão tende a queimar rápido)

CURIOSIDADE: A palavra “algodão” deriva do arábico “qoton” ou “qutum”, que significa “planta encontrada numa terra conquistada”


Fontes: Diversas e algumas cadeiras na faculdade

Débi

13 comentários:

Tina Bau Couto on 25 de outubro de 2012 às 13:03 disse...

Hummm! Adorei esse toque cult no clubinho da costura.
E essas bandeirinhas?
Oh desejos desejos meus, seus, nossos :)

Unknown on 25 de outubro de 2012 às 13:25 disse...

adorei saber sobre o algodão, e o melhor ainda como identificar se estou comprando mesmo algodão neh !!!

Lury on 25 de outubro de 2012 às 13:27 disse...

Bem legal saber um pouco mais de onde vem nosso querido tecido. Acho que tbm tem como saber se o tecido é 100% algodão pela textura que possui, são mais macios os 100% e a trama mais fechadinha. Nem sei se é isso mesmo, falo pela minha simples experiência de consumidora...
Ótimo post!

beijocas

Anne on 25 de outubro de 2012 às 14:08 disse...

Adoreiii saber um pouquinho do cotton! :)

Beijinhoooss

Paula on 25 de outubro de 2012 às 16:12 disse...

Parabéns pelo post, muito bacana.
Desde que vim morar no MT, todo ano vejo as plantações de algodão. Coisa mais linda, tudo branquinho. Tenho uma pluminha de algodão guardada de lembrança rsrsrs

M de Maria Ateliê on 25 de outubro de 2012 às 16:37 disse...

Oi Débi!
Adorei o post, artesanato com cultura!
Muito legal!
Legal esse teste também, não conhecia...bjs

Jussara Silva on 25 de outubro de 2012 às 16:46 disse...

Oi Débi! Eu gosto muito não só para as arteirices, mas para o vestuário também, principalmente no verão. Adorei o post. Bjs.

Jussara
Caminhando na Arte

Gislene Ellery on 25 de outubro de 2012 às 18:45 disse...

Lindo post!!! Amei as fotos!!!!!!!

Di Rodrigues on 25 de outubro de 2012 às 21:13 disse...

Costura rima com cultura!!!
É sempre bom aprender. Obrigada.
Bjs.

Camila Casaca on 25 de outubro de 2012 às 22:25 disse...

Otima materia, ainda não fiz nenhum desafio, mas adoro ler o pap e o blog...Parabéns pelo primeiro aninho....bjs

Anônimo disse...

Tecido de algodão é tudo mesmo!!!
Amo costurar
Parabéns pelo blog, visito sempre!!!
Beijocas
Mariane

Tamires Tenorio on 29 de outubro de 2012 às 13:22 disse...

Adorei o post
beijos

Maria on 22 de novembro de 2014 às 08:54 disse...

Estou amando todas as dicas ,aprender é maravilhoso ,obrigado e poste tudo que for ensinamentos para quem quer apender,que Deus abençõe.

Postar um comentário

 

Clubinho da Costura Copyright © 2018 Design by Cali Criativa