Selinho clubinho da costura

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Sobre o desmanchar e o recomeçar


Costurar é um desafio diário. Tanto para as iniciantes, como para as mais experientes, criar a costurar requerem paciência e persistência. As vezes, muito mais do que temos.
Essa semana eu estava costurando um projeto novo. Claro, o primeiro protótipo é sempre o mais difícil e aquele que provavelmente será desmanchado mais vezes, para melhorar uma bainha aqui, uma costura acolá. Mas vou contar que aquele projeto em especial estava fritando os meus miolos e eu já estava cansada de tanto desmanchar. Então, uma pessoa muito especial veio e me disse assim: "Vou te dizer uma coisa que Henry Ford disse e que eu gosto muito: ' O insucesso é apenas uma oportunidade de recomeçar com mais inteligência'".
Bingo! Achei ótimo! Quem diria que algo que Henry Ford, pai da linha de produção, disse serviria tão bem para as crafters?



A verdade é que ninguém gosta de desmanchar. A gente quer ver a peça pronta logo, do jeitinho que a gente imaginou. Mas para ela ficar como desejamos, é necessário empenho, dedicação e muitas vezes, desmanchar e recomeçar. Quem desmancha algo, dificilmente repete o erro. Portanto, recomeça com mais inteligência, já que não irá errar de novo.

Fácil é abandonar a costura no meio do caminho e cortar outra peça. Mas será que em tudo na vida teremos outro tecido para cortar? Será que o aprendizado será o mesmo? Aprender com os erros é uma coisa de pessoas evoluídas. A maioria, corta outro tecido e arrisca errar outra vez.

Outro dia mesmo, eu comentei em alguma postagem no grupo do Facebook que só não erra quem não faz nada. O erro é um privilégio dos que realizam. Mil anos não são suficientes para aprendermos tudo. Ninguém sabe tudo e nunca precisou desmanchar. E quem acha que sabe tudo, priva-se da delícia que é aprender. E desmanchar o novo, e recomeçar e descobrir novas formas de costurar.

Desmanchar é a oportunidade de ver o erro. E consertá-lo. Passa longe de ser algo ruim. Deve ser encarado como descoberta e evolução. Deve ser visto como o que realmente é: Aprendizado. Sempre.

"Quem nunca cometeu um erro, também nunca descobriu algo"
( Regina Shultz)

Leitura Adicional:
Perdendo o medo da máquina: Desmanchando

Boas costuras, e se necessário, bons desmanches!

Débi
LuscoFusco Criações

21 comentários:

Unknown on 23 de agosto de 2012 às 13:41 disse...

Oi Calíope!
Ótimo texto e td a ver com o nosso dia a dia.
bjs!!!

Calíope Corrêa on 23 de agosto de 2012 às 13:42 disse...

Oi Edna, o texto foi postado pela Débi! =D

Cici Senhoretti on 23 de agosto de 2012 às 13:50 disse...

Perfeito, Cali!!
Desmanchar é muito chato mesmo. Dá aquela sensação de que não 'somos capazes', mas é só ter paciência e descobrir onde erramos.
Eu não fico sem o meu 'descosturador' de jeito nenhum, pq o bichinho trabalha, viu!!! kkkkkkkk...
Bjs

Unknown on 23 de agosto de 2012 às 14:14 disse...

é bem assim mesmo,eu to começando e desmanchar e começar dinovo p mim é normal mas assim vou me descobrindo e ate facilita quando vou começar outra peça,amiga obrigado por todas as dicas!bjusss

Regiane Artesanatos on 23 de agosto de 2012 às 14:17 disse...

Show!

Lorena Flor on 23 de agosto de 2012 às 14:30 disse...

nooooooooossa! Simplesmente AMEI o blog! Eu vi seu outro blog (OMundoDeCaliope) vc comentando sobre a máquina de costura elgin genius jx4000... vc ainda tá com ela? aprendeu isso tudo em quando tempo? Tô igualzinha à vc antes d comprar... Indecisa com a máquina e doida pra aprender mto!
beijo, me segue!

Camila Schone on 23 de agosto de 2012 às 14:40 disse...

Que bom ler isso! ehehehe estou fritando os miolos neste exato momento! ;)
Valeu Clubinho, vcs sao de mais!!

M de Maria Ateliê on 23 de agosto de 2012 às 14:46 disse...

Adorei o post e as colocações,para o craft e para a vida, pois como foi dito, nem sempre temos outro tecido para cortar! Errar faz parte...e consertar é descoberta! :-) bjs

Patricia on 23 de agosto de 2012 às 14:59 disse...

post nossa cara em meninas, não é atoa que sempre estamos aqui topando os desafios do nosso clubinho
amei....

Tatiana on 23 de agosto de 2012 às 15:56 disse...

Adorei o texto, concordo com tudo! Mas tenho que admitir que desmanchar me deixa com péssimo humor, acho o fim!!! kkkk Eu sei que é necessário e as coisas vão indo para seus lugares com a prática mas é um trabalho penoso! Se for pensar mais além a vida também é um trabalho penoso, cheio de delícias que nos surpreendem no meio do caminho, mas que também exige paciência, persistência e aprender a lidar com a frustração e o fracasso! De tudo, o que vale mesmo é a mensagem de não desistir nunca!!
Beijos

Taty Belloni on 23 de agosto de 2012 às 16:53 disse...

Texto LINDO...
animou meu dia!!!

Ju Russo on 23 de agosto de 2012 às 17:13 disse...

Muito real...ninguem merece desmanchar...mas, desistir jamaisss....

Di Rodrigues on 23 de agosto de 2012 às 17:22 disse...

Muito obrigada Debi!!!
Eu não gosto de desmanchar, mas daqui pra frente vou me lembrar desse texto e tentar não reclamar.
Bjs.

Anônimo disse...

Pefeito o texto Debi! eu tava precisando dele, especialmente hoje!!

Beijos!!

Gisa on 23 de agosto de 2012 às 19:17 disse...

Amei o texto! Serve pra tudo na vida!

Adelaide Araçai on 24 de agosto de 2012 às 11:43 disse...

Adorei....sabe se ser aprendiz fosse profissão, era essa a que eu escolheria...amo aprender, e olha que mesmo as coisas que sei, por vezes faço, termino não gosto desmancho e faço movamente....assim aprendo de uma forma nova...rsrs

Abraços

Unknown on 24 de agosto de 2012 às 11:46 disse...

Ótimo texto!

Patricia Cardoso on 31 de agosto de 2012 às 20:50 disse...

Texto incrível, amei! uma aluna minha que passou este link e eu li e reli, pois me identifiquei demais. É isso o que falamos direto aqui no Rainhas da Costura: Costurar é a arte de desmanchar. E a gente desmancha procurando um resultado melhor, sempre.
Bom final de semana =)

Di Rodrigues on 11 de setembro de 2012 às 15:35 disse...

Débi, citei vc no meu blog.
Obrigada.
Bjs.

Giupatch on 24 de setembro de 2012 às 13:05 disse...

kkkkkkkkk...acho que todas concordamos que desmanchar às vezes se faz necessário...mas todas estamos em comum acordo que é horrível...e eu que dou aula!!!! convencer as alunas que precisa desmanchar a costura que ficou torta...que escapou do tecido...mas o bom mesmo é depois achar uma forma melhor, ou mais fácil de fazer e ver o resultado perfeito no fim....beijo a todas que como eu amam o que fazem e fazem com perfeição!!!!

Unknown on 10 de dezembro de 2014 às 21:32 disse...

Nossa! Perfeita ocasião em que encontrei seu texto. Estava prestes a desistir de um macaquinho que estava fazendo para o reveillon. De tanto desmanchar e refazer já tinha perdido o gosto de pensar em usar. Mas agora só sossego quando minha peça estiver do jeito que imaginei! Obrigada pela inspiração!

Postar um comentário

 

Clubinho da Costura Copyright © 2018 Design by Cali Criativa